Seja bem-vindo. Hoje é

sábado, 22 de novembro de 2008

CHUVA NÃO PÁRA E DEIXA 746 DESABRIGADOS E DESALOJADOS EM SANTA CATARINA

O TEMPO NESTE MOMENTO:

Na imagem de satélite de agora nota-se bastante nebulosidade sobre o leste de SC, com chuva em praticamente toda a região.

ANÁLISE DO TEMPO E PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS EM SANTA CATARINA:


A pergunta nas ruas é a seguinte: quando vai parar de chover?. Pois é, já estamos enfrentando tempo chuvoso em SC há mais de três meses, com pouquíssimos dias de sol. Essa semana não foi diferente. De acordo com as estações da Epagri-Ciram, só entre a meia-noite de quinta-feira e 17h de hoje já choveu 202.2mm em Itajai, 200.4mm em Itapoá, 196.4mm em São José, 164.3mm em São Francisco do Sul e 125.7mm em Florianópolis. Na estação de Capoeiras em Florianópolis, só hoje já choveu 99.1mm (até as 17h).


Os resultados de tanta chuva já estão aparecendo. De acordo com a defesa civil de Santa Catarina, até as 14h:30min de hoje foram contabilizados 746 pessoas desabrigadas e desalojadas. Já são 44 municípios do Estado que decretaram situação de emergência. Na capital houve deslizamentos de terra, alagamentos e queda do fornecimento de água. O problema maior é no sul da ilha. Municípios da Grande Florianópolis também registram deslizamentos de terra e alagamentos. Em Santo Amaro o rio Cubatão transbordou e o município está parcialmente isolado. Em Águas Mornas houve interdição da SC-431 no Km 10.

No Alto e Médio Vale do Itajai e Litoral Norte a situação também é critica, com deslizamentos de terra e alagamentos. Em Balneário Camboriu o rio está no seu limite. Um hospital teve desmoronamento de barranco em duas alas e na cozinha. Em Camboriú 15 casas foram destruídas. Em Joinville houve interdição do terminal de ônibus da cidade.

O sul catarinense também já registra estragos causados pela chuva. Em Araranguá o rio que tem o mesmo nome da cidade está sendo monitorado. Em Imbituba há alagamentos e alguns deslizamentos de terra.

Várias rodovias de SC estão tendo interdição por queda de barreiras, como na BR-101 em Joinville e Paulo Lopes, na BR-282 em Águas Mornas e SC-430 entre Urubici em São Joaquim.

Foto tirada no bairro Capoeiras em Florianópolis mostrando a forte chuva.


Alagamento em Joinville


Queda de barreira na BR-470


Alagamento em Itajai.

Essa chuva toda no leste catarinense é provocada por um sistema de alta pressão no oceano em superfície e um Vórtice Ciclônico em altitude. Na ilustração abaixo pode-se entender melhor. O VC é o Vórtice Ciclônico, que é um sistema de baixa pressão atmosférica nos níveis superiores da troposfera, que causa nebulosidade em sua borda leste/nordeste. Esse sistema junto com o sistema de alta pressão no mar, o qual transporta ar frio e úmido para o leste de SC, provoca tempo chuvoso no Estado.


A tendência é que essa chuva continue no leste catarinense até segunda-feira. Na terça-feira faz sol em todo o Estado, porém no Vale do Itajai e litoral norte a chuva ainda continua. Quanto as temperaturas, previsão de calor somente na região oeste. Veja abaixo o acumulado previsto de chuva entre hoje e amanhã.


MÍNIMA E MÁXIMA REGISTRADA HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

-> AEROPORTO:


MÍN:
17ºC

MÁX:
21ºC


-> ESTAÇÃO DE CAPOEIRAS:


MÍN:
17.3ºC

MÁX:
20.0ºC


PREVISÃO DO TEMPO PARA DOMINGO EM FLORIANÓPOLIS:


Encoberto com chuva.


MÍN:
18ºC

MÁX:
23ºC

VENTO:
nordeste/leste


Previsão válida para o dia 23/11/2008.


FONTES DOS DADOS:


->
CPTEC/INPE

->
EPAGRI-CIRAM

-> REDEMET
->
INMET

->
CLIMATERRA
-> DEFESA CIVIL

FOTOS:


-> DIÁRIO CATARINENSE


Deixe seu comentário sobre a chuva abaixo.

Nenhum comentário: