Seja bem-vindo. Hoje é

domingo, 16 de novembro de 2008

NEBULOSIDADE, CHUVAS FRACAS, VENTOS INTENSOS E SENSAÇÃO DE FRIO MARCARAM O DOMINGO EM SANTA CATARINA

O TEMPO NESTE MOMENTO:

Na imagem de satélite de agora vemos nuvens baixas desde o meio-oeste ao litoral, sendo mais significativa no nordeste do Estado. Temperaturas em queda. As 22h fazia 4.6ºC no Morro da Igreja em Urubici.

ANÁLISE DE HOJE E PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS EM SANTA CATARINA:

O domingo foi de muita nebulosidade em SC, especialmente no leste. Houve ocorrência de chuvas fracas em algumas localidades do Estado hoje, com excessão do oeste e meio-oeste. De maneira geral, segundo o INMET (Instituito Nacinal de Meteorologia), os acumulados hoje entre as 00 e 21h foram de 5 a 30mm pelo centro-leste catarinense, dando destaque para Indaial que teve um acumulado de 27.2mm. Como pode-se ver não tivemos grandes precipitações, iguais as de semana passada.


As temperaturas ficaram amenas hoje, sendo que as máximas se deram entre a madrugada e manhã desde o meio-oeste ao litoral, com registro de 20.2ºC em Urussanga e 19.9ºC em Ituporanga. No Morro da Igreja em Urubici a máxima foi de 11.1ºC e durante o dia a temperatura não ultrapassou os 8.8ºC. No oeste houve dois máximos de temperatura, um na madrugada e outro à tarde.

Outro fenômeno presente neste domingo foram os ventos, especialmente no litoral. As rajadas mais fortes se deram na Ilha do Arvoredo em Governador Celso Ramos com 92.8Km/h, em Laguna com 69.4Km/h, em São Francisco do Sul com 53.9 Km/h, em Florianópolis com 52.0Km/h e em São José com 46.4Km/h. Esses ventos somados a grande cobertura de nuvens estratiforme deixaram o dia com sensação de frio, lembrando o inverno.


A condição do tempo analisada acima se deu em virtude da passagem de uma frente fria pelo litoral catarinense. Como esse sistema teve pouco suporte em altitude e a ausência da umidade amazônica, houve apenas nebulosidade média e baixa com chuvas fracas. Os ventos hoje foram provocados pela diferença de pressão entre a massa de ar frio (1023 hPa) e um ciclone extratropical em alto mar (986 hPa).


A tendência é que a frente fria até o fim de hoje esteja no litoral da região Sudeste do Brasil. Com isso a massa de ar frio toma conta do Estado e deixará a próxima madrugada fria para essa época do ano em território catarinense. As quedas mais expressivas serão no planalto sul onde pode chegar aos 5ºC ou menos e no sul do Estado onde pode fazer 8ºC. Esse começo de semana será de tempo instável com chuvas fracas na Grande Florianópolis, Vale do Itajai, planalto norte e litoral norte em função da umidade marítima associada a pequenos cavados (baixa pressão alongada) em altitude. No oeste continua calor com chances de chuvas convectivas no fim da tarde.


MÍNIMA E MÁXIMA REGISTRADA HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

-> AEROPORTO:


MÍN:
16ºC

MÁX:
19ºC


-> ESTAÇÃO DE CAPOEIRAS:


MÍN:
16.5ºC

MÁX:
22.3ºC


PREVISÃO DO TEMPO PARA SEGUNDA-FEIRA EM FLORIANÓPOLIS:


Variação de nuvens e chance de chuva isolada no início e fim do dia.


MÍN:
15ºC

MÁX:
22ºC

VENTO:
sudeste
/nordeste.

Previsão válida para o dia 17/11/2008.


FONTES DOS DADOS:


->
CPTEC/INPE

->
EPAGRI-CIRAM

-> REDEMET
->
INMET

->
CLIMATERRA

Nenhum comentário: