Seja bem-vindo. Hoje é

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

CAVADO GERA NUVENS VERTICAIS ASSOCIADAS A TEMPORAIS EM SC

Entre ontem e hoje tivemos a passagem de uma frente fria pelo mar na altura da costa sul do Brasil. Sobre o continente, um cavado (área alongada de baixa pressão) atuava. Na figura abaixo, o cavado é representado pelos traços pretos, onde há um alongamento nas isóbaras, ou seja, as linhas que delimitam pressões equivalentes.
Esse cavado era observado até uma altitude de quase 2000 metros, o que favoreceu o alinhamento do Jato de Baixos Níveis com o Sul do Brasil, trazendo assim calor e umidade da Amazônia para Santa Catarina (figura abaixo).
E que calor! Principalmente o abafamento, provocado pela umidade alta. Em Urussanga no sul, por exemplo, as 13h fazia 29,4ºC, mas com a umidade de 66% a sensação térmica chegou a 33ºC. Acompanhe na tabela a seguir, as temperaturas máximas registradas hoje em algumas cidades catarinenses, nas estações do CIRAM (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina) e INMET (Instituto Nacional de Meteorologia).

Cidade (ESTAÇÃO)Temperatura máxima (ºC)
Florianópolis (CIRAM)32,0
Itajaí (CIRAM)31,8
Abdon Batista CIRAM)31,5
Massaranduba (CIRAM)31,4
Chapecó (CIRAM)31,4
Criciúma (CIRAM)30,7

Com o levantamento do ar através do cavamento de pressão atmosférica, a chegada da massa úmida da Amazônia e o aparecimento do sol, tornou-se possível a formação de nuvens com desenvolvimento vertical ao longo do dia sobre boa parte de Santa Catarina. Já ontem a tarde, essa mesma condição resultou num forte temporal em Criciúma, acumulando 23,4mm em pouco. Devido a urbanização, alagamentos se formaram (foto abaixo). 

Criciúma - SC
Já hoje, as nuvens se formaram com ainda mais velocidade, como mostra a animação de imagens de satélite a seguir, onde é possível ver nuvens com topos frios de até -70ºC. 


O município de Timbé do Sul enfrentou alagamentos (foto abaixo). A estação do CIRAM registrou 25,8mm de precipitação, porém medições de um agricultor apontam 135mm em três horas de duração. Ainda no sul do estado, a chuva forte chegou a Turvo, acumulando 65,2mm na estação automática do CIRAM. Em Urussanga, uma só pancada por volta das 16h, somou 34,2mm no pluviômetro.

Timbé do Sul - SC
No meio-oeste, por volta das 17h, o município de Abdon Batista recebeu um forte temporal com ventos de 46,8km/h e um acumulado de chuva de 79mm em pouco tempo! Em Celso Ramos choveu 58,8mm, com ventos menos intensos. Agora a noite, foi a vez do norte catarinense e Vale terem temporais isolados. Em Joinville, por exemplo, os 19,8mm foram suficientes para alagar a cidade, como mostra a foto abaixo.

Joinville - SC
Em Itapoá também choveu forte, com total de 17,8mm. Já São Francisco do Sul, que fica próximo, teve apenas 4,3mm acumulados. Divergências de valores também na Grande Florianópolis. Choveu 6,8mm em São José, mas apenas 1mm na capital.

A tendência é que o calor e abafamento permaneçam em Santa Catarina. O cavado terá deslocamento lento e por isso o tempo fica instável, sujeito a pancadas de chuva associadas a temporais isolados.

DADOS: INMET, CPTEC/INPE, EPAGRI-CIRAM, ENGEPLUS, A TRIBUNA, A NOTÍCIA.

Nenhum comentário: