Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

CHUVA FORTE E LOCALIZADA CAUSA ALAGAMENTOS EM SANTA CATARINA

A área alongada de baixa pressão atmosférica (cavado) permaneceu atuando sobre Santa Catarina ainda nesta terça-feira, como era previsto. Na figura abaixo, é possível notar esse sistema pelos traços pretos.
Esse cavamento de pressão atmosférica em superfície é ocasionado pela atuação do Jato Subtropical, que são ventos fortes a mais de 10km de altitude na troposfera. Esse jato estimula a ascenção do ar superficial e a consequente queda de pressão nas camadas inferioes da troposfera. Na próxima figura, vemos que a velocidade desses ventos sobre Santa Catarina chega a 140km/h.

Com a pressão baixa, ventos quentes e úmidos continuam chegando da floresta amazônica numa altitude de 1500 metros, que pode ser observado na figura abaixo. Note que a direção é entre noroeste e oeste.

Com a presença ainda do ar quente e úmido, o dia foi quente e novamente abafado no estado. A máxima se deu em Indaial com 33,6ºC, seguida de Itajai com 30,8ºC. No decorrer da tarde as nuvens ganharam alto desenvolvimento vertical, o que provocou temporais localizados. Em Criciúma, o temporal da tarde despejou incríveis 93,0mm no pluviômetro da estação do CIRAM, sendo que somente no horário das 16h choveu 43,2mm! O resultado foram alagamentos, como os mostrados abaixo sobre a rodovia Luiz Rosso.

Criciúma - SC
Já em outras áreas próximas a Criciúma tiveram bem menos chuva, como Meleiro e Urussanga onde choveu 26,6mm e 13,4mm, respectivamente. Ao mesmo tempo ocorriam temporais isolados também na Grande Florianópolis. Pela imagem de satélite abaixo, podemos ver a linha de instabilidade que ia desde a serra até a costa.


Os valores de precipitação divergiram bastante. Em São José choveu 20,6mm, enquanto que em Biguaçu apenas 7mm. Até mesmo dentro da capital catarinense houve diferenças significativas. No bairro Capoeiras a chuva acumulou 23,4mm, ao passo que no bairro Itacorubi não mais que 9,1mm. Outro detalhe foi o vento intenso que acompanhou a precipitação, chegando a 52,5km/ħ na Praia Comprida em São José.

Logo mais a noite as tempestades se aproximaram no Vale e Norte catarinense, com chuva muito forte em São Francisco do Sul, onde choveu incríveis 90,2mm entre as 19h e 21h, sendo que só na primeira hora de precipitação o pluviômetro já acusava 57,1mm! Com mesma duração, porém mais cedo, Joinville teve 52,8mm acumulados no pluviômetro do CIRAM. Em Blumenau choveu mais de 50mm durante o temporal, com ventos de 46,7km/h registrados pela estação da RBS Meteorologia. Tais ventos provocaram queda no fornecimento de energia elétrica na cidade e também em Timbó e Rio dos Cedros. No Médio Vale, Indaial teve 41,6mm de precipitação por volta das sete horas da noite.

A imagem de satélite abaixo mostra a nebulosidade que provocou a chuva forte no Norte e Vale, destacando os topos frios dessas nuvens, com temperaturas de até -70ºC.


Para a quarta-feira a tendência é da continuidade do tempo quente e úmido por conta do cavado. Há risco de temporais com chuva forte e localizada, associada a ventos fortes e possível queda de granizo.

DADOS: INMET, CPTEC/INPE, EPAGRI-CIRAM, ENGEPLUS, DIÁRIO CATARINENSE

Nenhum comentário: