Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

RELATO DAS FÉRIAS: TEMPESTADES EM ORLEANS E REGIÃO

Olá internautas que acompanham o blog Paulo Tempo.Voltei da viagem que fiz até Orleans no sul de Santa Catarina. Fiquei lá por 15 dias e consegui capturar algumas tempestades, inclusive com registro de nuvem funil. Aqui nesta postagem, você verá o relato de cada uma delas, com fotos exclusivas, imagens de radar e de satélite.

Dia 04/02

A situação sinótica do dia apresentava em superfície uma frente fria na altura do Uruguai. A 1500 metros de altitude, havia as correntes de vento quente e úmido proveniente da floresta Amazônica. A divergência de ventos nos altos níveis da troposfera ajudava a levantar o ar dos baixos níveis e acelerar o ingresso da massa quente e úmido para o estado.

Ao fim da tarde as nuvens cresceram, como é visto na imagem de satélite abaixo.

O radar meteorológico do Morro da Igreja já detectava a célula formada entre a encosta da Serra Geral e Sul do Estado, com valores entre 30 e 40 dBZ de reflexão, denotando intensidade moderada. Confira abaixo:


A primeira chuva observada avançava da Serra, mas alcançou apenas o norte do interior de Orleans, seguindo  até São Ludgero e Braço do Norte. Do alto de um morro na rodovia SC-446, tirei fotos da cortina de chuva.


Logo depois, perto das seis horas da tarde, uma bela nuvens Cumulunimbo avançava de sudoeste, com cortina de chuva. Confira na próxima foto.


A chuva mais forte ficou ao sul de Orleans e em Urussanga. Logo depois, de a tempestade ir embora apareceram as nuvens do tipo Mammatus (foto abaixo), que tem esse nome devido ao especto de mamas no céu. Diferente da maioria das nuvens, as Mammatus se forma  em ar descendente, onde os cristais de gelo sofrem fusão.


Dia 09/02

No dia 9, uma frente fria ingressava pelo litoral sul do estado, associada a um ciclone extratropical no mar na altura do estuário do rio da Prata. Esse ciclone tinha suporte dinâmico favorecido por um Vórtice Ciclônico na média troposfera (5km de altitude). Uma banda intensa de nuvens com alto desenvolvimento vertical se formava entre o meio-oeste e sul do estado. Sobre Orleans e região, o topo dessas apresentava temperatura de até -70ºC, como é visto na imagem de satélite abaixo.

As fotos abaixo, mostram a nuvem Cumulunimbus chegando, com cortina de precipitação a sudoeste e oeste.


Na parte sem chuva, onde o ar ascendia, formou-se uma nuvem funil, vista na foto a seguir.

O funil logo se dissipou. A chuva chegou moderada em Orleans, mas com raios fortes, sendo que um inclusive danificou alguns aparelhos da rádio local. A chuva se estendeu de forma fraca pela noite e parte da madrugada seguinte.

Dia 13/02

O dia 13 foi influenciado pela atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) sobre o leste catarinense. Esse sistema é formado a partir de uma frente estacionária no oceano, que causa um corredor de umidade entre a Amazônia e Santa Catarina. O dia foi marcado pela nebulosidade, que deixou o sol aparecer em Orleans no começo da tarde, mas que foi responsável por novas áreas de convecção. Perto das 15h uma pequena frente de rajada avançou de sul em direção a Orleans, como mostra a foto abaixo.


Houve rajadas de vento, porém as montanhas canalizaram o vento para as cidades ao sul do município. Na imagem de satélite a célula aparecia pequena, porém devido a falta de imagens de radar desse dia, ficamos sem mais detalhes.


DADOS: CPTEC/INPE, MARINHA DO BRASIL
FOTOS: Paulo Ricardo Hames - Blog Paulo Tempo

Nenhum comentário: