Seja bem-vindo. Hoje é

domingo, 7 de março de 2010

TORNADO EM BARRA VELHA E TROMBA D'ÁGUA EM FLORIANÓPOLIS. HAJA FÔLEGO!

Hoje está difícil até de escolher um título para o post e digitar em meio a tanta expectativa e fenômenos previstos já acontecendo. Durante a manhã de hoje, um tornado foi avistado da BR-101 em Barra Velha pela leitora do jornal A Notícia, Pamyle Brugnago da Luz. Melhor que falar é mostrar o vídeo que a mesma fez. Veja:

E não pára por aí não!. Hoje por volta das 13:16h , a observadora e colaboradora do blog Paulo Tempo Jacqueline Estivallet flagrou outra tromba d'água (tonardo sobre a água) sobre o mar da praia Brava, norte da ilha de Florianópolis. Confira na foto abaixo:

Essa era a imagem de radar na hora do ocorrido. Repare a área circulada mostrando o núcleo bem pequeno sobre no norte da ilha:

Acredito que possa ter se formado outros eventos tornádicos na noite de ontem, pois pelo radar meteorológico do Simepar era notável a forma de um gancho ( em amarelo na imagem abaixo) sobre o litoral norte de SC, bem característico de formação de tornados ou trombas d'água:

A situação se deu em virtude de termos um sistema denominado Vórtice Ciclônico (baixa pressão) em altitude, que estimula a formação de áreas de baixa pressão em superfície, o que em meio a um oceano mais aquecido que a média (27ºC) e a forte advecção de umidade marítima, leva a formação de eventos tornádicos, especialmente trombas d'água. Tal vórtice formou em belo espiral na imagem de satélite, como pode ser visto abaixo:

O sistema permaneceu durante hoje, instabilizando o tempo e provocando chuvas fortes no norte catarinense, especialmente em Massaranduba onde nas últimas horas já choveu 101,4 milímetros e Jaraguá do Sul. Pelo restante de SC, os acumulados foram de 44,8mm em Laguna, 38,9mm em Florianópolis, 33,2mm em São José e 28,0mm em Itajaí.

Enquanto isso, sobre a Grande Florianópolis o sol resolver "dar as caras", sempre acompanhado por belas formações de nuvens e alguns chuviscos muito isolados. Confira:


Para as próximas horas ainda está previsto a formação e intensificação de um sistema de baixa pressão em superfície sobre o mar a leste do RJ, impulssionado pelo Vórtice Ciclônico em altitude. Tal sistema deve assim evoluir para um ciclone subtropical e se desloca para sudoeste, rumo a costa sul do Brasil. O irritante é ver sites importantes anunciarem esse sistema como um simples ciclone extratropical, quando na verdade não é, pois esse tem centro quente e sua trajetória vai do mar para o continente, diferente do extratropical que tem centro frio e se desloca do continente para o alto mar.

O site da Metsul, empresa gaúcha de meteorologia, anunciou em sua última nota, que o centro de meteorologia da Inglaterra afirmou a grande chance de o sistema de baixa pressão formado na costa do RJ evoluir para uma Tempestade Tropical, o que seria algo totalmente incomum para nossa região. As tempestades tropicais tem ventos entre 60 e 120km/h, sendo que os valores maiores que 120km/h já classifica-as como furacão.

De qualquer forma alerta-se para chuvas intensas a partir das próximas horas sobre o leste catarinense, onde pode-se ter volumes próximos a 200 milímetros ou até mais. Em virtude de nosso relevo acidentado, haverá chuvas orográficas ou de montanhas, que se formam quando o ar úmido do mar é obrigado a subir e se resfriar, formando nuvens carregadas. Os ventos em virtude do ciclone, já devem sofrer alteração na velocidade, ultrapassando os 80km/h e até passando dos 100km/h em algumas regiões mais próximas do mar entre hoje e amanhã.

Mais informações em breve!

DADOS: INMET, EPAGRI-CIRAM, CPTEC/INPE, METSUL, A NOTÍCIA

FOTOS: BLOG PAULO TEMPO, JACQUELINE ESTIVALLET

Nenhum comentário: