Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 15 de julho de 2010

FRIO EXTREMO E REGISTRO DE NEVE EM SANTA CATARINA

A espetacular onda de frio que cobre boa parte do continente sul-americano proporcionou mais uma madrugada e manhã com temperaturas abaixo de zero grau em Santa Catarina. Em Urupema, onde ontem havia feito incríveis -7,8ºC, hoje registrou -7,7ºC. A menor temperatura registrada no Brasil esse ano com certeza é lá, onde em todas as últimas ondas de frio vem quase que liderando o ranking de cidades mais frias de 2010. Na foto abaixo podemos ver uma cachoeira congelada em Urupema, em virtude desse frio extremo.


Em São Joaquim, a estação meteorológica automática da empresa Climaterra teve temperatura mínima de -6,7ºC, sendo a menor desse ano na cidade e a segunda menor do ano no Brasil. Nas outras localidades de São Joaquim, também negativou, tendo registro de -5,8ºC na vinícola Pericó, -4,6ºC no distrito do Cruzeiro, -4,2ºC no Vale da Neve e -3,4ºC na estação do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia). Na foto abaixo, podemos ver o segundo dia consecutivo com geada na cidade mais fria do Brasil.


Confira na tabela abaixo os valores mínimos de temperatura observados hoje em Santa Catarina, nas estações da Climaterra, Epagri-Ciram e Inmet.

CidadeTemp (ºC)
Urupema (Ciram)-7,7
São Joaquim (Climaterra)-6,7
Caçador (Inmet)-4,3
Curitibanos (Inmet)-3,7
Joaçaba (Inmet)-3,1
Campo Belo do Sul (Ciram)-2,6
Lages (Inmet)-2,4
Rio do Campo (Inmet)-2,1
Morro da Igreja (Inmet)-2,0
Abdon Batista (Ciram)-1,7
Água Doce (Ciram)-0,6
Ituporanga (Inmet)-0,3
Anitápolis (Ciram)0,1
Jacinto Machado (Ciram)1,8
Timbé do Sul (Ciram)1,9
Criciúma (Ciram)2,9
Morro Grande (Ciram)3,5
Indaial (Inmet)4,5
Itajaí (Ciram)5,8
São Francisco do Sul  (Ciram)6,5
Florianópolis (Ciram)7,7

Após uma manhã gelada e de céu limpo, instabilidades formadas por um cavado (área alongada de baixa pressão) cresceram e avançaram em direção a Santa Catarina a partir da divisa com o PR. Pouco antes do meio-dia cidades próximas ao Estado paranaense já acusavam chuva. Veja na imagem de satélite as nuvens formadas, mediante o satélite GOES12 no canal visível.


Tal cobertura de nuvens associada ao frio muito intenso presente sobre a região, além de outros fatores como  o ponto de congelamento do vapor d'água que está em níveis mais baixos da troposfera, provocaram precipitação de neve, registrada em Luzerna, no meio-oeste catarinense próximo de Joaçaba. O fenômeno começou as 10h e segundo o Ciram durou 20 minutos. Abaixo você confere a localização de Luzerna, pouco habituada com neve.


Como Luzerna não possui estação meteorológica, peguei dados da estação do INMET em Joaçaba. No printscreen dos dados (clique na imagem para ampliar), note que as 13h UTC (10h local) havia precipitação de 0,2mm com temperatura de -0,1ºC e umidade relativa de 100%, evidenciando um característica de precipitação nival na região, porém fraca. Tanto é que na entrevista do grupo RBS com moradores, eles mesmo contaram que foi bem fraca e isolada a neve.


Até o fim da tarde praticamente todo o território catarinense estava com céu encoberto e chuva em alguns pontos, principalmente no litoral e proximidades com o PR. O maior acumulado de precipitação se deu na estação do Ciram em Joinville com 36 milímetros, seguida de São Francisco do Sul com 22,1mm. O que impressionava e já era previsto pelos meteorologistas era um sistema de alta pressão muito intenso e com valor alto de pressão deslocando do sul para o norte do território Argentino. Na carta meteorológica de superfície, da análise do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), podemos ver o sistema com 1041 hPa (Hectopascais) na região de Bariloche.


Segundo dados de Metar, esse centro de Alta Pressão já estava as 23h em Córdoba, centro-norte da  Argentina, com valor de 1042 hPa. Como consequência, os ventos ficaram novamente intensos em Santa Catarina, o que junto a nebulosidade e chuva, deixaram o dia mais gélido ainda. As maiores rajadas de vento foram em São José com 38,2km/h, em Chapecó com 37,4km/h e em Dionísio Cerqueira com 33,8km/h.

De acordo com a MetSul meteorologia, as 19h:15 houve breve precipitação de neve em São Joaquim. Agora pouco, por volta das 21h, o distrito do Cruzeiro, interior de São Joaquim, também registrou queda de flocos de neve, com temperatura de -1ºC. Já é o quarto episódio de neve em Santa Catarina neste ano de 2010.

A previsão é de uma sexta-feira chuvosa em Santa Catarina. De acordo com o Ciram, há chance média de neve no oeste, meio-oeste e planalto sul catarinense, onde as temperaturas  mínimas estarão entre 0 e -2.

DADOS: EPAGRI-CIRAM, INMET, CLIMATERRA, CPTEC/INPE, METAR, DIÁRIO CATARINENSE.

Nenhum comentário: