Seja bem-vindo. Hoje é

sábado, 4 de agosto de 2007

ONDA FRONTAL SE DESLOCANDO POR SANTA CATARINA.

ANÁLISE DO TEMPO HOJE EM SANTA CATARINA:

Na imagem de satélite vemos muitas nuvens pelo estado, sendo que na divisa com o RS a nebulosidade é mais concentrada e ocorre chuvas isoladas. Isso é provocado por uma onda frontal associada ao jato subtropical (ventos fortes em altitude).O nevoeiro que começou ontem por volta das 17:30hs em algumas localidades do estado e inclusive Florianópolis, persistiu até hoje de manhã.No oceano na altura do Uruguai, um ciclone extratropical está praticamente formado. Esse sistema ja provoca ventos em torno de 60Km/h no litoral gaucho e catarinense. Amanhã uma nova massa de ar frio entra no estado catarinense provocando pouca queda nas temperaturas.


Na figura abaixo podemos observar a imagem do vapor d'água contido na atmosfera. Os tons brancos são onde há mais vapor d'água e os tons escuros e pretos são onde tem menos.
Nessa mesma figura podemos notar que entre o nordeste da Argentina e o Uruguai, há tons escuros e até pretos. Isso acontece devido a um cavado nessa região. Esse sistema causa secamento do ar em seu centro. Porém em sua borda leste/nordeste provoca nebulosidade e chuva, vista na imagem de satélite entre o norte gaucho e SC.





ESTADO DO MAR HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

O mar está com ondas fracas de leste/sul com altura de 1.3m a 1.5m.



MÍNIMA E MÁXIMA REGISTRADA HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

MÍN: 15.5ºC
MÁX:

PREVISÃO DO TEMPO PARA O DOMINGO EM FLORIANÓPOLIS:

O domingo começa nublado com chuva fraca. No decorrer da tarde uma massa de ar frio e seco começa a limpar o tempo e provocar pequena queda nas temperaturas.

MÍN: 12ºC
MÁX: 17ºC
VENTO: Sudoeste.

Previsão válida para o dia 05/08/2007.


FONTES DOS DADOS:

-> CPTEC/INPE
-> EPAGRI-CIRAM
-> REDEMET

Nenhum comentário: