Seja bem-vindo. Hoje é

domingo, 30 de dezembro de 2007

CHUVA E VENTOS FORTES CAUSAM ESTRAGOS EM SANTA CATARINA.


Duas pancadas de chuva e ventos fortes deixaram cidades sem eletricidade e causaram prejuízos materiais em diversas casas no Médio Vale do Itajaí, em Santa Catarina. Em Blumenau, a primeira pancada de chuva começou por volta das 14h50min. Minutos depois ocorreu a queda de energia.

Às 17h, o outro aguaceiro atingiu a cidade, aumentando os danos, ao mesmo tempo em que a energia era restabelecida em alguns pontos. A situação foi semelhante em Gaspar, Indaial, Timbó, Pomerode, Doutor Pedrinho, Rio dos Cedros, Luís Alves e Massaranduba.

O resultado de uma hora de chuva foram entre 300 e 350 pedidos de ajuda devido a destelhamentos e mais de 40 árvores derrubadas. Para as casas destelhadas, a Defesa Civil providenciou lonas para tentar protegê-las até segunda-feira, quando os proprietários poderão tomar outras providências. O Corpo de Bombeiros, com apoio da Defesa Civil, começou o trabalho de retirada das árvores.

O único registro de pessoa ferida é o de uma senhora de 68 anos, moradora do bairro da Velha, em Blumenau, que sofreu ferimentos leves quando o telhado da casa caiu. Foi encaminhada ao Hospital Santo Antônio e passa bem.

De acordo com o gerente de distribuição da Celesc, Cláudio Varella, a falta de energia em Blumenau ocorreu devido ao vento e a queda de árvores nas redes elétricas. Dos 14 pontos de alimentação de energia da cidade, oito foram atingidos, alcançando mais da metade do município.Rio do Sul.

O vendaval causou prejuízos em Pouso Redondo, Agronômica, Trombudo Central, Laurentino e Rio do Sul, no Alto Vale do Itajaí, onde dezenas de casas ficaram destelhadas parcialmente. A enxurrada que acompanhou o vento alagou ruas centrais e dos bairros de Rio do Sul, principalmente o Jardim América.

O fornecimento de energia elétrica foi interrompido em toda a cidade e, até as 21h, somente o Centro teve a situação normalizada.

Os bairros com mais prejuízos foram o Barragem, Boa Vista e Pamplona, onde uma árvore caiu sobre o telhado da residência de Antônio Klock, mas não chegou a provocar danos. Ele disse que, no momento do vendaval, apenas a filha estava em casa.

No bairro Canoas, um outdoor caiu sobre dois veículos que estavam numa garagem. Os bombeiros de Rio do Sul receberam 15 chamadas para remoção de árvores sobre residências.

A BR-470 ficou interrompida entre os kms 146 e 149 durante mais de meia hora, com fila se formando no sentido Blumenau-Curitibanos, por causa da queda de árvores que bloquearam a estrada. No sentido contrário, os motoristas desviaram pelo bairro Barra do Trombudo até chegar ao Centro de Rio do Sul.

FONTE: DIÁRIO CATARINENSE

Um comentário:

Anônimo disse...

pois é...
O homem esta destruindo a naturesa tirando ela do normal e resulta isso.O efeito estufa igualava a temperatura mas agora com a destruição do homem o efeito estufa esta sendo prejudicial,e daqui a pouco o nosso mundo vai estar detonado. pense,reflita como ficaram nossos filhos nesse mundo?
Cabe a cada um de nos mudar nossas atitudes e fazer a coisa serta,prezervado a natureza e cuidando de noso país.