Seja bem-vindo. Hoje é

quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

DEFESA CIVIL SEGUE EM ALERTA NO NORTE DO ESTADO

Nível da água voltou a subir nos bairros Vila Nova e Morro do Meio, em Joinville

A Defesa Civil de Joinville continua em estado de alerta na manhã desta quarta-feira devido às fortes chuvas que caem na região Norte do Estado desde a terça-feira. O nível da água voltou a subir nos bairros Vila Nova e Morro do Meio.
A previsão é que chova mais 50 milímetros por metro quadrado durante todo o dia na cidade, segundo a Epagri/Ciram. Na terça, a estação de meteorologia da Universidade da Região de Joinville (Univille) registrou índice pluviométrico de 85mm. Na estação do bairro Vila Nova, o mais prejudicado, foram 110mm de chuva.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil no município, Jonatas André Schmalz, a população está sendo orientada para desocupar as áreas de risco nas encostas de morros e zonas inundadas e a evitar o contato com a enxurrada devido ao risco de doenças.
— Aqueles que tiveram o contato com a água da chuva, mesmo que não residam em regiões inundadas, devem procurar auxílio médico ao perceberem sintomas de doenças. O atendimento pode ser feito nos Postos de Saúde — orienta Schmalz, ressaltando para o risco de leptospirose, doença transmitida ao homem através da urina de roedores domésticos (ratos) contaminadas com a bactéria Leptospira, que se misturam com a água das chuvas.
Na terça-feira, 15 famílias foram desabrigadas depois que a água da chuva invadiu casas no bairro Jardim Sofia. Segundo a Defesa Civil, houve deslizamentos e as regiões do Morro da Formiga, Bom Retiro, Jardim Edilene, Boa Vista, Iririú e Pirabeiraba são as que mais preocupam.
O rio Cachoeira chegou a transbordar e invadir a avenida Beira-Rio, no Centro de Joinville. A Defesa Civil disponibilizou quatro locais para abrigar as famílias que precisarem abandonar suas casas, onde serão oferecidos mantimentos, colchões e cobertores.O 62º Batalhão de Infantaria do Exército também está em alerta.
Na terça-feira, em Itapoá, no Norte do Estado, choveu em um dia o equivalente à média de uma semana, com aproximadamente 102mm.No Oeste, as chuvas estão irregulares e não atingiram a média do mês.

FONTE: DIÁRIO CATARINENSE

Nenhum comentário: