Seja bem-vindo. Hoje é

domingo, 13 de abril de 2008

CAÇADOR, NO MEIO-OESTE, DEVE DECRETAR EMERGÊNCIA DEVIDO A CHUVA DE GRANIZO QUE CAIU NO MUNICÍPIO

Mais de 130 casas ficaram destelhadas

O município de Caçador, no Meio-Oeste, deve decretar situação de emergência nesta segunda-feira. Mas não por conta da estiagem, como fizeram outras 41 cidades da região. E sim pela chuva de granizo que caiu na sexta-feira e destelhou 132 casas do interior.

De acordo com os moradores, a chuva não durou 10 minutos. Mas o tamanho das pedras impressionou.

— Algumas tinham o tamanho de um ovo de galinha — relatou o presidente da Defesa Civil Municipal, Sérgio Bisotto.

A principal região atingida foi o assentamento Hermínio Gonçalves. Apesar da dificuldade de acesso, devido ao barro nas estradas, a Defesa Civil conseguiu atender as famílias com a distribuição de lonas.

— Distribuímos o suficiente para cobrir em torno de 50% das residências para que tivessem onde dormir — explicou Bisotto.

Mesmo assim, a maioria das famílias molhou móveis e roupas. No sábado, a Secretaria de Bem Estar Social conseguiu cinco mil peças de roupa numa campanha de doação com a comunidade, que foram distribuídas para as famílias atingidas.

Cerca de 10 famílias já tinham recuperado os telhados até a tarde deste domingo. Mas a maioria das famílias atingidas é de pequenos agricultores, que tem baixa renda. Por este motivo o município deve decretar emergência, com o objetivo de buscar recursos estaduais.

A Defesa Civil deve iniciar nesta segunda um levantamento das perdas nas lavouras. Há perdas em hortifrutigranjeiros, milho e feijão. Até tomates que já estavam em caixas para comercialização foram destruídos.

A Defesa Civil do Estado informou que Canoinhas também deve decretar emergência devido a chuva de granizo, que destruiu o telhado de cerca e 100 casas. Não houve desabrigados. Em Campos Novos também houve destelhamento, mas de apenas 12 casas.

FONTE: DIÁRIO CATARINENSE

Nenhum comentário: