Seja bem-vindo. Hoje é

quarta-feira, 30 de abril de 2008

MADRUGADA FOI GELADA EM SC

ANÁLISE DO TEMPO HOJE EM SANTA CATARINA:

Na imagem de satélite de agora (18h:30min) vemos poucas nuvens em SC, sendo em sua maioria nuvens altas (cirrus) e concentradas no norte do Estado, provocadas pelo Jato Subtropical (ventos fortes em altos níveis da troposfera). A madrugada foi gelada. Segundo o INMET, a mínima foi de -2.2ºC em São Joaquim, -1.0ºC em Urubici, 0.5ºC em Curitibanos, 2.2ºC em Joaçaba, 2.3ºC em Caçador, 2.6ºC em Xanxerê e 4.0ºC em São Miguel D'Oeste. Em São Joaquim no distrito do Cruzeiro foi registrado -3.5ºC. Houve formação de geada nos pontos mais altos do Estado. Como previsto, no decorrer da madrugada as nuvens foram saindo e o tempo foi melhorando. Durante o dia o sol apareceu entre poucas nuvens.

Essa situação do tempo se dá devido a uma intensa massa de ar polar que atua sobre o Estado. Esse sistema deve manter a próxima madrugada bastante fria, chegando a marcar valores negativos de temperatura como a madrugada anterior. Pode ocorrer geada novamente.

A tendência é que a quinta-feira seja de sol em SC. Um Vórtice Ciclônico em médios e altos níveis da troposfera deve se aproximar do Estado catarinense pela Argentina. Por isso a partir da tarde pode chover com descargas elétricas do oeste ao planalto serrano. Da grande Florianópolis ao litoral norte a chuva chega no período noturno. Já no sul só ocorre apenas aumento de nebulosidade. O VC junto com os ventos úmidos do mar, deve manter a sexta-feira chuvosa em SC. Pode haver acumulados significativos de precipitação no litoral e sul. Do oeste ao norte o tempo melhora no decorrer do dia. O sábado será chuvoso no meio-oeste, vale do Itajai, grande Florianópolis e sul. Os ventos estarão intensos nesse dia, chegando aos 100Km/h no litoral sul. Nas outras regiões o sol aparece com nebulosidade variável. O domingo será de sol no Estado, com mais nuvens no nordeste. O ínicio da próxima semana será marcado por reforço de ar frio, trazendo novas condições de geada.


MÍNIMA E MÁXIMA REGISTRADA HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

AEROPORTO:

MÍN: 13ºC
MÁX: 21ºC

ESTAÇÃO DE CAPOEIRAS:

MÍN: 11.0ºC
MÁX: 21.5ºC

PREVISÃO DO TEMPO PARA QUINTA-FEIRA EM FLORIANÓPOLIS:

Sol com aumento de nuvens e chuva a partir da noite.

MÍN: 13ºC
MÁX: 21ºC
VENTO: Sudeste/nordeste.

Previsão válida para o dia 01/05/2008.

FONTES DOS DADOS:

-> CPTEC/INPE
-> EPAGRI-CIRAM
-> INMET
-> CLIMATERRA
-> REDEMET

Nenhum comentário: