Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 29 de maio de 2008

FRENTE FRIA SE AFASTA DE SC MAS AINDA DEIXA MUITA NEBULOSIDADE

ANÁLISE DO TEMPO HOJE EM SANTA CATARINA:

Na imagem de satélite de agora (18h:35min) vemos nebulosidade carregada com registro de chuva isolada na grande Florianópolis, Vale do Itajai e norte de SC. No oeste o tempo já começou a melhorar. Nas outras regiões há céu parcialmente nublado. Na madrugada os ventos ficaram fortes em algumas cidades, chegando a registrar 120.6 Km/h no Morro da Igreja em Urubici. O dia de hoje foi de chuva no Estado, porém com breves períodos de sol entre muitas nuvens. Segundo o INMET, o acumulado desde as 00h (GMT) até as 18h foi de 21.6mm em Urubici, 19.8mm em Xanxerê, 15.8mm em Joaçaba, 15.0mm em Indaial, 13.2mm em Curitibanos, 6.4mm em São Miguel d'Oeste, 4.8mm em Florianópolis e 3.0mm em Urussanga. As temperaturas não subiram muito, ficando com máxima de 24.6ºC em Indaial, de acordo com o INMET.

Essa situação do tempo se dá devido uma frente fria associada a um cavado (baixa pressão alongada) em médios e altos níveis da troposfera. O sistema frontal frio já se encontra no sudeste do Brasil, mas sua nebulosidade ainda permanece sobre parte de SC.

A tendência é que nas próximas horas o tempo melhore também no nordeste catarinense em virtude da chegada de uma forte massa de ar polar. Por isso a madrugada de sexta-feira será gelada no Estado, com mínimas de 0ºC na serra. Durante o dia sol com algumas nuvens. No sábado o frio será ainda mais intenso, com mínimas de -5ºC na região serrana. Outro fato a se mostrar será a condição de geada para todo o Estado, inclusive no litoral.Na noite de sábado a umidade marítima mais a aproximação de um cavado em médios níveis da troposfera irá instabilizar o tempo no litoral e deixando o domingo chuvoso nessa região.

MÍNIMA E MÁXIMA REGISTRADA HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

-> AEROPORTO:

MÍN: 17ºC (se dando agora a noite)
MÁX: 23ºC

-> ESTAÇÃO DE CAPOEIRAS:

MÍN: 17.3ºC (se dando agora a noite)
MÁX: 22.9ºC

PREVISÃO DO TEMPO PARA SEXTA-FEIRA EM FLORIANÓPOLIS:

Sol com algumas nuvens.

MÍN: 8ºC
MÁX: 15ºC
VENTO: Sudoeste/sul. Rajadas de 60Km/h.

Previsão válida para o dia 30/05/2008.

FONTES DOS DADOS:

-> CPTEC/INPE
-> EPAGRI-CIRAM
-> INMET
-> REDEMET
-> CLIMATERRA

Nenhum comentário: