Seja bem-vindo. Hoje é

sábado, 14 de junho de 2008

NEBULOSIDADE DO PLANALTO NORTE AO LITORAL SUL DE SC

ANÁLISE DO TEMPO HOJE EM SANTA CATARINA:

Na imagem de satélite de agora (21h:45min) vemos muita nebulosidade do planalto norte ao litoral sul de SC. Esta madrugada houve ocorrência de chuvas em algumas cidades catarinenses. Segundo o INMET, o acumulado desde as 00hs foi de 12.2mm em Itapoá e 6.8mm em Florianópolis. As temperaturas permaneceram relativamente baixas na madrugada e um pouco mais altas durante o dia, dando a sensação de calor. A mínima foi de 7.3ºC em Urubici a e a máxima foi de 25.5ºC em Indaial.


Essa situação do tempo se dá devido aos Jatos Polar norte e subtropical (ventos fortes em altos níveis da troposfera), um cavado em médios níveis e a influência de uma frente estacionária.

A tendência é que uma frente fria que se encontra sobre o sul gaúcho empurre a frente estacionária para o sudeste do Brasil. Na retaguarda desse sistema frontal há uma forte massa de ar polar. Como a frente fria sobre o RS tem um ciclone extratropical associado no oceano na altura da Argentina, a diferença de pressão entre esse ciclone (972 hPa) e a massa de ar polar (1032 hPa) provocará ventos intensos de oeste/sudoeste com rajadas de até 80Km/h em SC nas próximas horas, anunciando a chegada do ar frio. Por isso já a madrugada de domingo será fria com mínimas de -3ºC no planalto sul. Mas será na segunda-feira que o frio se estabelecerá e as mínimas podem chegar a -7ºC na serra. Há chance de geada em todo território catarinense, tanto na segunda como na terça-feira.

MÍNIMA E MÁXIMA REGISTRADA HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

-> AEROPORTO:

MÍN: 12ºC
MÁX: 24ºC

-> ESTAÇÃO DE CAPOEIRAS:

MÍN: 15.2ºC
MÁX: 22.3ºC

PREVISÃO DO TEMPO PARA O DOMINGO EM FLORIANÓPOLIS:

Ensolarado.

MÍN: 08ºC
MÁX: 22ºC
VENTO: Oeste/sudoeste.

Previsão válida para o dia 15/06/2008.

FONTES DOS DADOS:

-> CPTEC/INPE
-> EPAGRI-CIRAM
-> INMET
-> CLIMATERRA
-> REDEMET

Um comentário:

Abrantes disse...

Muito bom o seu site, já assinei aqui o feed.
Vc tambem participa do www.abaixodezero.com e do meteopt.com?
Qdo colocar as imagens poderia utilizar o infravermelho realçado que mostra a temperatura do topo das nuvens e assim da para ter uma ideia do desenvolvimento vertical da tempestade e da real força dela.
Um grande abraço merrmão, vou sempre dar uma lida no seu blog

Abrantes
Rio de Janeiro capital