Seja bem-vindo. Hoje é

segunda-feira, 23 de março de 2009

23 DE MARÇO - DIA METEOROLÓGICO MUNDIAL

Hoje é o dia da ciência que fascina todos aqueles que param alguma hora num dia para olhar o céu, observar as nuvens, entender o processo de formação delas. É o dia da ciência que observa, monitora, análisa e prevê o tempo.

Nesta postagem especial, vamos ver um resumo da história da Meteorologia, saber como esta ciência vem evoluindo nos últimos anos.

O que é Meteorologia?

É a ciência que estuda os processos atmosféricos, principalmente na camada troposférica, onde ocorre praticamente todos os fenômenos.


O ínicio de tudo


Nas civilizações Ancestrais, Sacerdotes e feiticeiros controlavam o estado do tempo, medindo o nível do rio Nilo. Logo depois inventaram o calendário com 24 festivais em um ano, sendo cada um deles com um estado do tempo.
Na Grécia, começam as primeiras pesquisas sobre os fenômenos atmosféricos, alguns entendimentos ultrapassados. Acreditam erroneamente que a terra era imóvel.

As primeiras previsões


Chegando a Idade Média, tinha-se já, mesmo que simples, a previsão de tempo e sua influência na agricultura. É claro que as previsões era quase um "chute".


Os primeiros instrumentos e estações


Entre 1473 e 1543, Leonardo da Vinci (1452-1519) desenvolve o primeiro higrômetro. Galileo (1564-1642) inventa o primeiro termômetro. Torriceli (1608-1647) inventa o primeiro barômetro. Descobre-se que a terra gira em torno do sol e que a pressão atmosférica influencia as condições do tempo.

No século XIII chegam as escalas Celsius e Farenheit. As primeiras redes meteorológicas começam a ser instaladas, bem como a invenção de outros instrumentos. No século XIX o telégrafo perimite a comunicação entre as estações meteorológicas. O primeiro modelo numérico de previsão do tempo é desenvolvido por Lewis Richardson (1881-1953).

Primeiras imagens de satélite

O século XX foi marcado pelo lançamento do primeiro satélite geoestacionário, o que traria as imagens de satélite, facilitando as previsões e análises do tempo. Logo depois tivemos o aparecimento das primeiras estações automáticas, as quais hoje ficam junto as convencionais dentro do cercado meteorológico.

A meteorologia hoje

Hoje a meteorologia ganhou inovações da tecnologia, as quais trazem um aperfeiçoamento das previsões e observações meteorológicas. Programas sofsticados chegam a animar sistemas de tempestades, colorir imagens de satélite. As estações automáticas perimitem maio agilidade no que diz respeito as informações do tempo. Hoje no Brasil, por exemplo, o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) conta com cerca de 436 estações automáticas espalhadas pelo país. Além das convencionais.

A meteorologia é muito importante na prevenção de catastrofes. Nos EUA quando furacões ou outras tempestades severas estão se aproximando, logo ja se emite um alerta para que as pessoas se retirem de suas casas. Quando um aeroporto estão fora de condição de voo devido a um nevoeiro denso, logo um meteorologista avisa aos demais aeroportos para que não venham aterrisar ali. Enfim são tantos exemplos que eu ficaria aqui o resto do dia contando.


Quero dizer aos amantes da meteorologia, que vocês assim como eu, vivem a atmosfera, entendem ela e adoram observa-la. Isso é magnifico!. Se todos parassem para observar um pouco o céu, as nuvens, as tempestades, sentiriam o quanto é bom estar em paz com a natureza e acima de tudo respeitá-la.


PARABÉNS METEOROLOGIA!

FONTE:


-INMET

-CEFET-SC

Nenhum comentário: