Seja bem-vindo. Hoje é

domingo, 8 de março de 2009

CAVADO E UMIDADE MARÍTIMA PROVOCAM TEMPO INSTÁVEL EM PARTE DE SC



Este domingo, dia das mulheres, está sendo de tempo instável em SC, sobretudo no leste. A chuva se dá em forma de várias pancadas, intercaladas com chuva fraca ou céu apenas encoberto. O maior acumulado de hoje se deu na estação da Epagri-Ciram em Itajai com 98.0mm. Em Ituporanga no alto Vale do Itajai, entre as 11 e 12h choveu 59.2mm na estaçao comandada pelo INMET (Instituto Nacional de Meteorologia), sendo que os ventos alcançaram rajadas de 84.9 Km/h, fazendo as árvores cairem sobre a rede elétrica e provocar falta de energia em parte da cidade. Na Grande Florianópolis, a chuva está fraca e as vezes mais intensa. Em São José já acumula-se 40.8mm desde as 00h. No norte do Estado a cidade de Itapoá já acumula 36.6mm. 

No litoral sul em Laguna, os ventos estão intensos. Estão com velocidade de 30 a 40Km/h. Por volta do meio-dia a cidade teve rajada forte de 99.3 Km/h. 

As temperaturas hoje estao mais baixas em relaçao aos dias anteriores. Ao meio-dia fazia 27.2ºC em Itapoá, 24.4ºC em São Miguel do Oeste, 24.0ºC em São José, 22.9ºC em Urussanga. A umidade relativa do ar se encontra elevada em todo o território catarinense, deixando ainda um abafamento.

O que está provocando essa situaçao do tempo é um cavado (área de baixa pressão alongada) lá nos níveis superiores na troposfera. Esse sistema aliado a umidade marítima, acaba provocando instabilidade no centro-leste de SC. No oeste e meio-oeste a instabilidade é favorecida pelo calor e umidade que vem da Amazonia a 2Km de altitude, chamada de Jato de Baixos Níveis - JBN. Esse jato também passa pelo restante do Estado, explicando a ocorência de descargas elétricas junto a chuva.

Para os próximos dias a previsão nao é nada animadora, ou seja, o tempo deve continuar instável com chuvas, principalmente no centro-leste catarinense e em especial no nordeste do Estado. As temperaturas só ficam altas no oeste e meio-oeste. Veja no mapa abaixo a previsão de acumulados de chuva até amanhã.

Fonte: Epagri-Ciram


Para terminar a postagem, quero parabenizar todas mulheres deste mundo, que lutaram muito para serem reconhecidas e hoje estao aí no mercado de trabalho e superando muitos homens que não querem nada com a vida. 

Parabéns mulher.

DADOS:

-> INMET
-> EPAGRI-CIRAM
-> CPTEC

Nenhum comentário: