Seja bem-vindo. Hoje é

segunda-feira, 18 de maio de 2009

SISTEMA DE ALTA PRESSÃO MANTÊM O TEMPO FIRME EM SANTA CATARINA


Caminhamos hoje para o quarto dia consecutivo de céu limpo e grande amplitude térmica em Santa Catarina. Na imagem de satélite com ilustração sinótica acima, podemos notar o centro de alta pressão no oceano, mas com outros centros ambém com pressão alta embebidos no continente adentro. Isso acontece porque lá no alto da troposfera também tem-se deslocamento de ar na vertical de cima para baixo, o que faz acumular massa em superfície e aumentar a pressão. Isso explica os dias ensolarados que estamos tendo.

Para se ter uma idéia da amplitude térmica (diferença entre a temperatura mínima e máxima), hoje em Joaçaba fez mínima de 8,4ºC e máxima de 24.5ºC, ou seja, amplitude de 16,1ºC. Em Caçador a menor temperatura foi de 3,6ºC e a maior chegou aos 24,7ºC, ou seja, 21,1ºC de amplitude térmica, sendo que a umidade relativa nesse município acusou 20% à tarde.

Nem o leste escapou dessa situação. Em Araranguá o Instituto Nacional de Meteorologia registrou mínima de 7,4ºC e máxima de 26,6ºC, resultando em 19,2ºC de diferença.

Agora voltando a imagem de satélite do começo da postagem. Nota-se um sistema frontal, sendo estacionário entre o Paraguai e interior do RS e como uma frente fria entre o leste gaúcho e oceano Atlântico adjacente.

A notícia ruim é que esse sistema tende a se dissipar no continente e avançar como frente fria para leste pelo oceano, não atingindo SC como um todo. Por isso não há previsão de chuva, apenas aumento das nuvens. No decorrer da semana altas pressões em toda a troposfera irão deixar o tempo seco em todo o Sul do Brasil. Essa condição irá provocar nevoeiros em virtude da perda de radiação solar diurna durante o anoitecer.

DADOS:

-> INME
-> CPTEC/INPE

Um comentário:

Pipinhas96 disse...

Boa tarde

Eu estou a fazer um trabalho sobre metrologia e gostava se o snhr não se importasse de me mandar po email umas noções básicas de metrologia .
o meu email é o seguinte pipokax_lindah@hotmail.com

Lisboa 07-05-2010