Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 30 de junho de 2009

INTENSO CICLONE EXTRATROPICAL PROVOCA VENTOS ACIMA DE 100 KM/H NO SUL DO BRASIL

Na imagem de satélite acima, foram ilustrados o sistema frontal (frente fria, frente quente e frente oclusa), além dos valores de pressão em algumas localidades desde o Uruguai até o Paraná. Nota-se uma pressão atmosférica muito baixa em Maldonado, Uruguai, com valor de 996 hPa, ou seja praticamente o núcleo do ciclone em formação.

Com relação aos ventos, na segunda-feira houve rajadas no RS de 108 Km/h em Passo Fundo, 83,1 Km/h no Chui e 76,3 Km/h em Rio Grande. Em Santa Catarina, o Município de Laguna no litoral sul, teve rajadas de 104 Km/h. No oeste, São Miguel do Oeste acusou 74,8 Km/h. Em Joaçaba no meio oeste também houve ventos fortes, os quais chegaram na rajada aos 79,9 Km/h. No Morro da Igreja em Urubici, mesmo não podendo-se comparar com outras regiões em virtude da elevada altitude, registrou incríveis 142,5 Km/h.

Além dos ventos fortes, houve ocorrência de chuva, com destaque para o Morro da Igreja, onde teve 16,4mm as 21h de segunda-feira. Entretanto, praticamente choveu pouco na maioria esmagadora das regiões catarinenses. Isso se deve principalmente pela rápida passagem da frente fria associada ao ciclone. Nas imagens abaixo podemos notar seu rápido avanço.

18h de segunda-feira


Agora (02h de terça-feira)

Para esta terça-feira a previsão é de um dia com bastante nebulosidade, sobretudo no norte do Estado e Grande Florianópolis onde pode ocorrer chuva. No decorrer da tarde a nebulosidade vai saindo e dando lugar ao ar seco e frio que estará ingressando. Nos próximos dias o alerta vai para baixa umidade relativa do ar, o qual ficará em torno e abaixo dos 20% no planalto. No leste ela terá valores em torno dos 40%.

DADOS:

-CPTEC/INPE - EPAGRI-CIRAM - INMET-

Nenhum comentário: