Seja bem-vindo. Hoje é

segunda-feira, 20 de julho de 2009

SEMANA NOS RESERVA GRANDES EMOÇÕES

Recentemente, li no site da empresa meteorológica gaúcha MetSul, a respeito de uma possível onda de frio intenso em território Brasileiro ainda nesta semana. Logo, vi alguns modelos de previsão e pelo que venho acompanhando, há chance sim de termos um frio intenso e até histórico entre quinta-feira e sobretudo sábado. As temperaturas mínimas na serra podem ficar abaixo de zero, sendo que apontam-se até -6ºC (seis graus negativos) em São Joaquim. No leste catarinense prevê-se de 0 a 4ºC. A geada pode ser ampla, inclusive nas áreas baixas e próximas do mar.

Entretanto, segundo o que também alerta a empresa gaúcha, os ventos de norte pré frontais podem aumentar em virtude da queda da pressão atmosférica no Sul do Brasil e países adjacentes. As rajadas previstas são de até ou mais de 100Km/h. Em SC o vento será mais sentido do oeste ao sul. Veja na figura do modelo de previsão numérica MBAR, prevendo os ventos para a noite de terça-feira a mais 1500 metros de altitude.

Esses ventos trazem calor e umidade amazônica, alimentando a frente fria que deve se formar nas próximas 48 horas. A máxima no norte catarinense deve atingir 27/28ºC na quarta-feira.

Há risco alto de tempestades e vendavais. Os acumulados podem superar os 60mm em poucas horas em pontos isolados do Estado. A chuva vai embora na quinta-feira, quando o ar polar de fortíssima intensidade avança para o território catarinense.  Em breve mais atualizações da semana agitada.

DADOS:

-> CPTEC/INPE - INMET - METSUL

Nenhum comentário: