Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 23 de julho de 2009

SUPERCICLONE EXTRATROPICAL IMPULSIONA AR POLAR PARA O BRASIL

Na imagem acima, vemos um sistema frontal clássico, ou seja, uma frente quente e uma frente fria ampla que está acompanhada de um intenso ciclone extratropical (letra B) com pressão de 968 hPa (Hectopascais) sobre o oceano. O ar frio ingressa pelo lado esquerdo da figura, impulssionado pelo ciclone. Em choque com o ar quente, a frente fria provocou alguns temporais isolados pelo Estado de Santa Catarina. Entretanto, como alertado, o maior perigo foi o vento forte, em virtude da enorme diferença de pressão atmosférica.

Em Laguna, sul catarinense, a estação automática do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) no cabo de Santa Marta registrou ventos de 106,5Km/h. Um pouco mais ao sul e continente adentro, o município de Siderópolis registrou rajadas de 105,8Km/h. Em Chapecó e Concórdia, ambas no oeste e meio-oeste, respectivamente, houve destelhamentos e queda de árvores sobre rodovias em função dos ventos superiores a 90Km/h na região, sendo que Xanxerê teve vento de 91,4Km/h. No Morro da Igreja em Urubici, as rajadas incríveis alcançaram os 155,2Km/h, porém vale lembrar que a altitude lá é de 1822 metros. 

Outro destaque da quarta-feira foi fora do Brasil, ou seja, a grande nevadana capital Argentina Buenos Aires. Veja as fotos abaixo, retiradas do site da Metsul e do blog Meteorologia del Sur, parceiro do blog Paulo Tempo.

A forte queda de neve na Argentina é prenúncio do frio intenso que se fará presente nas próximas horas sobre SC, assim como todo o Sul do Brasil e ainda o Centro-Oeste. A parte mais intensa da massa de ar polar deve entrar ao longo desta quinta-feira. A temperatura mínima prevista para a madrugada e manhã de sexta-feira é de -6ºC a -8ºC em São Joaquim na serra catarinense. No restante do planalto pode fazer entre -3ºC a -4ºC. No leste do Estado as mínimas devem ficar entre 0 e 4ºC. Deve ocorrer geada ampla, inclusive no leste e sendo mais severa na serra geral.

Muito bem, viram que o frio deve mostrar suas caras nessa semana, assim como vem mostrando durante todo este inverno. Bom frio a todos e vamos colaborar com a campanha do agasalho. 

DADOS: CPTEC/INPE, INMET, METSUL, METEOROLOGIA DEL SUR.

Nenhum comentário: