Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 22 de setembro de 2009

INSTABILIDADES PRÓXIMAS DO PR ATINGEM SANTA CATARINA

Na imagem de satélite no campo realçado do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos, onde mostra-se a temperatura do topo das nuvens, vemos temperaturas de até -60ºC sobre Santa Catarina, especialmente na divisa com o Paraná.

Na última imagem do radar do Simepar, orgão regional de meteorologia do Paraná, vemos os pontos mais significativos da instabilidade, sendo moderados no meio-oeste e norte catarinense. Nesses pontos chove em média de 20 a 25 milímetros por hora.


O motivo para essa instabilidade é um cavado (baixa pressão alongada) no alto da atmosfera, o qual está causando movimento ascendente do ar da superfície e gerando um sistema de baixa pressão. A tendência é que esse sistema de baixa pressão que na madrugada de quarta-feira madrugada estará sobre o oeste/meio-oeste catarinense, se desloque para sudeste rumo ao oceano Atlântico e se transformando num ciclone extratropical até fim da noite de quarta-feira. Veja a trajetória desse sistema na figura abaixo:

Com essa formação, tend-se também a formar uma frente fria, que deixará a quarta-feira com chuva em SC. Não se descarta a ocorrência de tempestades isoladas e com acumulados altos de precipitação. No oeste e sul do Estado os pluviômetros podem registrar de até 70mm de chuva em poucas horas.

ATENÇÃO NA COSTA E MAR! Com a formação do ciclone extratropical na altura de Santa Catarina, teremos ventos intensos de até 60/70Km/h na costa desde Florianópolis até o litoral sul do Estado a partir da noite de quarta-feira. As ondas devem atingir picos de 3 metros próximo da praia e até 4 metros longe da costa.

DADOS: CPTEC/INPE, INMET, SIMEPAR, MARINHA DO BRASIL

Nenhum comentário: