Seja bem-vindo. Hoje é

domingo, 25 de outubro de 2009

FRENTE FRIA CHEGA EM SANTA CATARINA... OPS!, ELA JÁ FOI!

Pois é, uma rápida, porém muito intensa frente fria atravessou o território catarinense durante o sábado, depois do calor da sexta-feira, onde foi registrado 30,1ºC em Joaçaba e 29,3ºC em São Miguel do Oeste. Ainda no sábado teve-se máxima de 31,6ºC em Urussanga.

O sistema frontal adentrou sobre o Estado na metade da manhã, com nuvens muito carregadas, sendo que ainda no início da madrugada ela estava entrando no Uruguai!. Nas imagens de satélite abaixo, vemos primeiramente a frente fria na Argentina (madrugada) e na segunda imagem ela no Sul do Brasil (tarde).

As cores representam a temperatura do topo das nuvens de desenvimento vertical (nuvens de trovoada), sendo que quanto menor for o valor, mais intensa será a tempestade. Note na segunda imagem, que no noroeste do RS, oeste de SC e sudoeste do PR esses valores chegam a -80ºC e em alguns pontos alcançam os -100ºC. Nessa condição pode haver queda de granizo, ventos intensos e até tornado. Apesar de ainda não se ter relatos de tornados nesse evento, provavelmente possa ter formado algum.

Em Santa Catarina, a explosiva frente fria surtiu efeito por volta das 11 horas da manhã, quando uma tempestade desabou sobre São Miguel do Oeste, somando 12 milímetros de chuva em poucos minutos. Logo depois foi a vez de Dionísio Cerqueira, onde durante toda a chuva foi acumulado 52,2mm, sendo que em menos de uma hora de chuva já havia chovido 20mm, com ventos de até 67,3Km/h.

Com o deslocamento da banda frontal, a chuva chegou até o restante de SC. No entanto, o que se destacou foram as rajadas fortes de vento na virada da direção Norte/Noroeste para Sul. Em Laguna, esses ventos alcançaram os 76,3Km/h no final da tarde. Acompanhe na tabela abaixo, os valores máximos de vento hoje em algumas cidades catarinenses.

Laguna

76,3Km/h

Dionísio Cerqueira

67,3Km/h

Caçador
65,1Km/h

Curitibanos

59,0Km/h

Joaçaba

57,9Km/h

Araranguá

57,2Km/h


O motivo para essa condição de tempo foi a já comentada frente fria. Porém o que também contribuiu bastante para gerar tal instabilidade foi a advecção de umidade e calor lá da Amazônia para nós aqui do Sul do Brasil, trazida pelo Jato de Baixos Níveis - JBN, que é um vento a mais ou menos 2 mil metros de altitude. Em superfície, tinhamos uma ar muito quente e também úmido, fazendo com que o choque térmico com o ar frio vindo da Argentina fosse maior. Confira no mapa sinótico abaixo a situação dos sistemas atuantes hoje no Estado.


A frente fria já se encontra no PR e com intensidade mais fraca. O litoral catarinense deve ter um domingo e segunda-feira com mais predominância de nuvens e chuva fraca isolada devido a circulação de umidade ocasionada pelo sistema de alta pressão pós frontal.

Na segunda-feira um cavado (área com baixa pressão atmosférica em forma de ondas) a 5 mil metros de altitude deve fortalecer a frente fria sobre o Sudeste do Brasil e assim limpar o tempo no litoral de SC.

DADOS: CPTEC/INPE, INMET, EPAGRI-CIRAM, SIMEPAR.

Nenhum comentário: