Seja bem-vindo. Hoje é

domingo, 11 de outubro de 2009

FRENTE FRIA SE DESLOCA RAPIDAMENTE PELO SUL DO BRASIL

Uma frente fria está se deslocando rapidamente pelo Sul do Brasil e países adjacentes. Ontem a noite ela se encontrava ainda na Argentina. Já hoje está no RS e entrando em Santa Catarina. Veja na sequência de imagens de satélite abaixo, o deslocamento do sistema.

Ontem, 19h local


Hoje, 06h local


Hoje, 15:45h local

A frente fria, como vê-se na última imagem acima, já se encontra sobre o RS, porém sua nebulosidade dianteira, formada por cirrus (nuvens altas em forma de "fiapos de algodão"), já cobre o sul catarinense. Sobre o nordeste de SC, a nebulosidade é baixa com nuvens do tipo Stratocumulus, formadas pela circulação marítima.

Em sua passagem pela Argentina e Uruguai, o sistema frontal provocou tempestades severas, com granizo e chuva torrencial. Para mais detalhes sobre o Uruguai, acomapnhe o blog do nosso parceiro MET URUGUAY (clique aqui para entrar).

Para as próximas horas a tendência é que a frente fria continua se deslocando rápido e chegue até na fronteira do RS com Santa Catarina. Na ilustração sinótica abaixo, você observa onde a frente fria estará hoje à noite.


Com isso, em SC já deve chover com risco de temporais, associados a ventos fortes e granizo no oeste, meio-oeste e toda a divisa com o Estado gaúcho. Vale salientar que em virtude desse rápido deslocamento, poderemos ter condições severas localmente e em curto período de tempo, além de os ventos de norte ficarem ainda mais intensos nas cidades onde a frente ainda não chegará hoje.

Durante a manhã de segunda-feira deve já chover nas outras regiões catarinenses, inclusive com temporais também.

Mais informações em breve aqui no blog Paulo Tempo. Obrigado pela atenção.

DADOS: CPTEC/INPE, INMET.

Nenhum comentário: