Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

VENDAVAIS DEIXAM DESTRUIÇÃO E PÂNICO EM SANTA CATARINA

Florianópolis na chegada do temporal

A quinta-feira em Santa Catarina foi de tempo bom, com temperaturas extremamente altas, ao ponto de ter-se o registro de 40,1ºC em Indaial, no Vale do Itajai. Na tabela abaixo, você confere as temperaturas máximas hoje em algumas cidades catarinenses, com base nas estações no Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) e do Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (CIRAM).

Indaial

40,1ºC

Urussanga

38,8ºC

Criciúma

38,0ºC

Florianópolis (Ciram)

37,4ºC

Caibi
36,7ºC

Araranguá

36,3ºC

Florianópolis (Aeroporto)

35,0ºC

Anitápolis

33,9ºC

São Miguel do Oeste

33,6ºC

Caçador

32,4ºC

Chapecó

32,0ºC

São José

31,6ºC

Itapoá

31,3ºC


Com o decorrer da tarde a nebulosidade foi aumentando no Sul do Estado e Planalto Sul, juntamente com o aumento na velocidade dos ventos, os quais causaram muitos estragos, além de deixar a região sem o abastecimento de água e luz em Criciúma, Sombrio, Maracajá, Araranguá, Nova Veneza, Forquilhinha e Lauro Müller.

Em Araranguá, o temporal chegou com ventos fortes de 107,2Km/h, causando destruição e falta de energia elétrica pela cidade. A temperatura que antes da tempestade era de 36,3ºC, declinou para 24,4ºC em pouco tempo.

Urussanga teve vento de 78,8Km/h, causando uma absurda queda de temperatura: de 38,7ºC para 23,6ºC em menos de uma hora! A cidade teve problemas com queda de árvores e postes, além do fornecimento de energia elétrica.

A cidade de Criciúma teve-se a pior situação do Sul catarinense, tendo muitas árvores caídas, além de postes, telhados de galpões e residências. O ventos na cidade chegou aos 74Km/h, ocasionando também uma queda de temperatura de 38,0ºC para 25,0ºC, de acordo com dados de Metar (Código meteorológico aeronáutico).

Também foram registros estragos no litoral Sul. Laguna teve ventos de até 104 Km/h por volta das 16h da quinta-feira. Caminhões chegaram a tombar devido a força dos ventos na cidade. Próximo dali, o município de Jaguaruna teve também problemas com o vento, tendo o desabamento de um galpão.

Em Capivari de Baixo, próximo de Tubarão, o vento derrubou uma lona de circo.

Abaixo você confere um vídeo retirado do site Diário Catarinense, mostrando so estragos no Sul catarinense.



Logo mais tarde as instabilidades avançaram e cresceram com muita força. Na Grande Florianópolis foram registrados muitos estragos, principalmente em Antônio Carlos, Governador Celso Ramos, São João Batista e São Pedro de Alcântara.

Na capital Florianópolis, os ventos alcançaram 89,0Km/h, causando interrupção no abastecimento de energia elétrica, queda de árvores e postes, sobretudo no Ribeirão da Ilha, Tapera, Rio Tavares, Lagoa da Conceição e Centro. No bairro Capoeiras um Outdoor foi destruido pelo vento. Na avenida beira mar norte um ponto de ônibus foi derrubado. Uma árvore de natal instalada na cabeceira das pontes que ligam a ilha ao continente acabou caindo. Na praia do Pântano do Sul, sul da ilha, uma onda gigante se formou, enchendo toda a faixa de areia. Além de tudo, alguns moradores afirmaram ter visto uma rotação nas nuvens no momento do temporal, porém ainda há de averiguar tal afirmação.

Em São José, onde o vento alcançou 69,1Km/h, houve falta de luz no Sertão do Imarui e na Colônia Santana. Choveu 14,6mm no município.

Foram registragos outros estragos também no Vale do Itajai, sobretudo em Blumenau e Timbó. Em Indaial, onde fez calor de 40,1ºC, as rajadas de vento durante o temporal chegaram aos 81Km/h. Além disso, o forte núcleo convectivo sobre a região causou uma precipitação de 37,2mm em menos de uma hora! Em Rio Negrinho choveu 17,8mm, com rajada de vento de 53,6Km/h.

Analisando o sistema:


Hoje tinhamos em SC um ingresso de calor e umidade da floresta Amazônica, os quais instabilizaram o ar e levando so índices de instabilidade as alturas. Além disso há uma entrada de ar frio pelo sul do RS, gerando uma frente fria sobre a região Sul do Brasil. Nas imagens de satélite no canal infravermelho realçado abaixo vemos a trajetória do sistema.

Note as cores em rosa, indicando que o topo das nuvens possuia temperatura de até -80ºC, indicando a presença de nuvens do tipo Cumulunimbos, as únicas causadoras de tempestades com descargas elétricas, vendavais e granizo.

A tendência é que a frente fria formada, avance para leste e assim não atinja o restante do Brasil. Sendo assim os próximos dias devem ser de calor e ainda ingresso de umidade da Amazônia, resultando em temporais isolados.

DADOS: INMET, EPAGRI-CIRAM, REDEMET, CPTEC/INPE, DIÁRIO CATARINENSE.

Nenhum comentário: