Seja bem-vindo. Hoje é

sábado, 21 de novembro de 2009

XANXERÊ REGISTROU VENTOS DE 91,4 KM/H NESTA SEXTA-FEIRA

Agora foi a vez do oeste e meio-oeste catarinense

Depois dos danos causado pelas tempestades acompanhadas de ventos de até 107Km/h em SC, os quais provocaram danos gravíssimos pelo Estado, desta vez foi a vez do oeste e meio-oeste catarinense sofrer com a ação do tempo na tarde desta sexta-feira. O ar quente predominou mais intensamente nessas regiõies, onde teve-se temperatura máxima de até 31,6ºC em Caibi, no oeste e, 29,8ºC em Curitibanos.

A primeira cidade a ser afetada pelas tempestades foi Dionísio Cerqueira, por volta das 19 horas (horário de verão). Também no mesmo horário, chovia forte com acumulado de 20,8 milímetros no município de Xanxerê em menos de uma hora, com ventos de 91,4Km/h. Ainda não há informações sobre danos.

Logo mais foi a vez de Joaçaba, onde o vento teve velocidade máxima de 55Km/h e o pluviômetro da estação do INMET acusou precipitação de 10,4mm as 20h. No mesmo horário, Chapecó tinha um temporal com rajadas de vento de 58,4Km/h e 24,8mm de chuva em menos de uma hora de duração.

Na imagem de satélite abaixo no canal infravermelho realçado do satélite GOES as 19h (horário de verão), nota-se nuvens muito profundas com topos frios de até -80ºC sobre o centro-oeste catarinense, compreendendo toda a região afetada pelos temporais de hoje, relatados anteriormente.

Tais nuvens quando chegam a essa altura, tem potencial para raios, granizo, vendavais e até tornados. Abaixo você vê a evolução de uma nuvem de tempestade (Cumulunimbos), desde a formação até a dissipação. Note as correntes de ar que sobem dentro da nuvem, fazendo-a ganhar altura e força.

De acordo com os principais institutos meteorológicos do país, segue a condição de tempo instável em SC nos próximos dias, com sol, variação de nuvens e condição de temporais isolados em virtude do ar quente e úmido presente sobre o Estado.

DADOS:
INMET, EPAGRI-CIRAM, CPTEC/INPE,
FIGURA: METEOAERONÁUTICA

Nenhum comentário: