Seja bem-vindo. Hoje é

sábado, 6 de março de 2010

A CHUVA DO MÊS EM 24 HORAS!

Acima você vê o mapa do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos -CPTEC, mostrando a precipitação (chuva) acumulada entre ontem e hoje em Santa Catarina. Note a área circulada onde localiza-se a região de Joinville e perceba o quanto choveu em 24 horas na região. Na área cinza a precipitação beirou os 200 milímetros. De acordo com a Epagri-Ciram, os maiores valores se deram em Joinville com 182,6mm e Itapoá com 181,0mm. Na maior cidade do Estado as consequências foram os alagamentos, como mostra a foto abaixo:

Até no oeste e meio-oeste voltou a chover consideravelmente, acusando 51,1mm em Concórdia. Acompanhe na tabela abaixo esse numeros entre outras cidades catarinenses:

Joinville (Ciram)

182,6mm
Itapoá (Ciram)

181,0mm

São Francisco do Sul (Ciram

144,4mm

Massaranduba (Ciram)
132,2mm

São José (Inmet)

119,0mm

Indaial (Inmet)
99,4mm
Araranguá (Inmet)
95,8mm
Florianópolis (Inmet)
94,4mm
Rio dos Cedros (Ciram)
81,5mm
Concórdia (Ciram)
51,1mm
Campo Belo do Sul (Ciram)
51,0mm

A foto abaixo mostra como foi o dia hoje em Florianópolis, ou seja, muito encoberto e com chuva, situaação semelhante em todo o leste catarinense.

O cavado em altitude de ontem, hoje fechou sua circulação e se converteu para um vórtice ciclônico, ainda mantendo as nuvens e a chuva sobre Santa Catarina. Na imagem de satélite a seguir está ilustrado o sistema (VC=Vórtice Ciclônico) sobre o sudeste de SP e oceano adjacente, salientando que por enquanto está em altos níveis da troposfera.

Segundo as previsões, nas próximas 12 horas um sistema de baixa pressão deve se formar sobre a costa do Rio de Janeiro. Na tarde de amanhã o Vórtice Ciclônico em altitude deve induzir a conversão do sistema de baixa pressão em superfície para ciclone subtropical. O ciclone formado deve seguir para sudoeste, em direção ao litoral catarinense e gaúcho), trazendo enormes valores de chuva e ventos em torno e acima dos 100km/h. Em virtude do relevo acidentado do leste de SC, serão constantes as chuvas orográficas (de montanha). 

Um resumo da trajetória  do ciclone (letra "B") é apresentado abaixo:

Ficaremos atentos nas previsões e sempre lembrando, o blog Paulo Tempo não faz previsão, mas sim analisa o tempo. As previsões são retiradas de sites confiáveis de meteorologia.

DADOS: CPTEC/INPE, INMET, EPAGRI-CIRAM, METSUL

Nenhum comentário: