Seja bem-vindo. Hoje é

domingo, 25 de abril de 2010

CHUVA EXCESSIVA PREOCUPA SANTA CATARINA

Há cinco dias o que se observa nas imagens de satélite são nuvens de alto desenvolvimento vertical, as quais se formam, dissipam-se e voltam a se formar. O tempo está instável desde a metade da semana, com volumes muito altos de precipitação.

Na metade da semana um forte Sistema Convectivo de Mesoescala - SCM se formou sobre Santa catarina. Essa era imagem de satélite ao meio-dia de quinta-feira, mostrando nebulosidade convectiva, onde a cor rosa representa que a nuvem está com temperatura de -80ºC em seu topo. As de cor branca concentradas no oeste catarinense são ainda mais intensas, tendo seu topo temperatura de -100ºC.

Neste dia, várias cidades do oeste, meio-oeste e Vale do Itajai tiveram prejuízos devido aos temporais, acompanhados de granizo. Em Caçador (foto abaixo) por exemplo, foi a pior enchente desde 1983. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), durante a tempestade foi acumulado 79,0 milímetros de chuva. Outras cidades como: Santa Cecília, Lebon Régis, Concórdia, Dona Emma e Presidente Getúlio, também registraram danos.

Alagamentos em Caçador-SC

Na sexta-feira uma frente semi-estacionária que se encontrava sobre o sul do RS, se deslocou para norte, ficando sobre SC e PR. Observe o posicionamento na imagem de satélite abaixo:

O ingresso de umidade e calor, favorecido pelos ventos quentes e úmidos da Amazônia, somado a corrente de jato subtropical (ventos fortes em altos níveis da troposfera), foram cruciais para a manutenção da nebulosidade carregada, que perdurou durante a semana.

Choveu muito nos últimos dias em Santa Catarina como um todo. Em algumas cidades, precipitou quase o dobro do mês em apenas cinco dias. Os maiores acumulados de precipitação registrados nos últimos cinco dias, de acordo com o Ciram, foram de 290,0mm em Caçador, 272,0mm em Ouro, 248,0mm em Chapecó, 240,0mm em Dionísio Cerqueira, 233,8mm em Xanxerê, 233,0mm em Lages, 221,6mm em Joinville, 212,6mm em Monte Castelo e 198,0mm em Rio dos Cedros.

No mapa abaixo, disponível no site do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos - CPTEC, você confere os valores, mediante aos preenchimentos coloridos relacionados. Note que no meio-oeste está mais significativo.

Precipitação acumulada nos últimos 5 dias

O que preocupa bastante é as chuvas também das últimas 48 horas, as quais já ultrapassam os 100 milímetros, como pode-se ver na tabela abaixo:

Joinville

149,8mm
Itá

124,2mm

Rio do Oeste
109,4mm

Rio Negrinho

105,0mm
Piratuba
103,2mm
Corupá96,6mm
Curitibanos
94,2mm
Itajai93,4mm
José Boiteux
88,6mm
Novo Horizonte
85,6mm
Indaial
76,8mm
Aurora
75,4mm
Ibirama
71,7mm
Três Barras
69,2mm
Antônio Carlos
60,2mm

Segundo a defesa civil do Estado, já são 19 cidades com danos causados pela forte chuva, que nas últimas 48 horas é constante e praticamente não pára. Um rio que passa por Concórdia chegou a transbordar neste domingo. Em Xanxerê houve deslizamentos de terra. Penha e Brusque sofreram com inundações. Em Blumenau o rio Itajai-Açu está em rápida elevação, sendo que as 23h já estava em 6,94 metros, tendendo a atingir os 7,50 metros no fim da próxima madrugada.

Em Blumenau o nível alto do rio chegou a atingir quase a pista de uma ponte no Ribeirão da Velha:


Em Videira, alagamentos tomaram a cidade:

Neste momento está ocorrendo sobre o sul do Brasil um processo denominado ciclogênese, que é a formação de um ciclone extratropical. O sistema irá se estabelecer a sudeste do RS. Na última imagem do satélite GOES, é possível já identificar a formação, porém ainda pouco definida. Veja:

Com a formação desse sistema, a tendência é que a segunda-feira seja ainda de chuva em Santa Catarina. Pode chover forte no oeste, meio-oeste, Vale do itajai e Litoral. Como em situações de ciclone, pode haver mais aberturas de sol, com bastante variação de nebulosidade em algumas regiões. A partir da manhãa de terça-feira o tempo melhora, porém a semana ainda deve ter chuva fraca pela manhã no litoral em virtude da circulação dos ventos do ciclone em alto mar.

O ciclone extratropical deve provocar ventos de até 60km/h no litoral sul. Assim o mar deve ficar mais agitado.

DADOS: CPTEC/INPE, INMET, CIRAM, DIÁRIO CATARINENSE.

Nenhum comentário: