Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 18 de março de 2011

FRENTE FRIA PASSA PELO LITORAL CATARINENSE


Na imagem de satélite acima, percebemos uma banda de nuvens que cobre Santa Catarina e oceano Atlântico adjacente. Essa nebulosidade está associada a uma frente fria no litoral, a qual estende uma área alongada de baixa pressão (cavado) em superfície pelo interior do estado. 

O sistema já provocou chuvas em boa parte do estado até o fim dessa noite, inclusive pancadas fortes no sul. Em Timbé do Sul o temporal chegou por volta das cinco horas da tarde, despejando 24,2mm no pluviômetro automático do CIRAM (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina. Em Meleiro e Urussanga também houve precipitação significativa no final da tarde, com 18,2mm e 17,8mm, respectivamente. Ainda pela tarde, houve chuva também no Planalto Sul, com até 13,4mm em São Joaquim. No norte do estado, a chuva chegou forte, sendo que as 20h choveu 37,6mm em Massaranduba. Um pouco antes começava a precipitar no Vale do Itajai, com 31,2mm as 19h em Rio do Sul, 25,2mm em Apiúna e 12,9mm em Blumenau. Nesse mesmo horário,  o oeste e meio-oeste registrava algumas pancadas de chuva de maneira geral pouco intensa, com maior valor em Joaçaba onde choveu 10,6mm.

Os índices de instabilidade aumentaram significativamente hoje no estado. Isso aconteceu por conta do cavado de ontem (comentado aqui no blog) e a chegada da frente fria hoje. Esses dois sistemas provocam queda de pressão atmosférica nas primeiras camadas inferiores da troposfera, o que acarreta no posicionamento dos ventos quentes e úmidos da floresta amazônica para Santa Catarina, através dos chamados Jatos de Baixos Níveis. Esse jato pode ser visto na figura a seguir.
Isso acabou gerando o chamado calor pré frontal no estado, com temperaturas máximas altas, sobretudo no leste e vale.Na tabela abaixo, você confere alguns valores máximos de temperatura registrados hoje no estado, pelas estações do CIRAM, INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) e particulares.

Cidade (ESTAÇÃO Temperatura máxima (ºC)
Joinville (Particular)32,2
Massaranduba (CIRAM)31,7
Indaial (CIRAM)31,7
Itajaí (CIRAM)31,1
Florianópolis  (CIRAM)31,0
Criciúma (CIRAM)30,3
Urussanga (INMET)30,1
Concórdia (CIRAM)29,0

A frente fria ainda está associada a um intenso ciclone extratropical a leste da Argentina, com pressão atmosférica de 980 hPa em seu centro. Esse ciclone deve impulsionar a entrada de uma massa de ar frio considerável para época do ano. Na figura abaixo, é possível ver esse sistema (letra B) e o ar frio avançando pelo centro-sul da Argentina. 
As cidades do norte da Argentina já sentem o frio nesta noite. Em Mar de Plata fazia 8ºC perto da meia-noite. Em Rosário, 13ºC. A tendência para o sábado é que o dia seja com céu muito nublado e chuvas ocasionais, no território catarinense, melhorando no decorrer da noite com a entrada do ar mais frio. A madrugada e manhã de domingo devem ter temperaturas baixas para a época do ano em SC, com mínimas entre 3 e 5ºC no Planalto Sul (especialmente em baixadas e vales) e abaixo dos 16ºC em boa parte do estado.

DADOS: INMET, CPTEC/INPE, EPAGRI-CIRAM, MARINHA DO BRASIL, CLIMATERRA

Nenhum comentário: