Seja bem-vindo. Hoje é

sábado, 23 de julho de 2011

MASSA DE AR POLAR TRAZ FRIO SECO NO INTERIOR E FRIO ÚMIDO NO LESTE

Instável em Itajaí-SC
A massa de ar polar na retaguarda da explosiva e rápida frente fria, cuja qual provocou fortes temporais em Santa Catarina, trouxe um frio com duas faces para o estado. No Oeste, Meio-oeste e Planalto Sul o frio foi mais intenso e seco. Já no Planalto Norte, Vale e Litoral, o frio foi úmido e menos intenso.

Começando pelo interior, tivemos apenas um registro negativo de temperatura nesta última madrugada no território catarinense. O valor foi acusado em São Joaquim onde fez -0,5ºC. Outra vez o efeito baixada esteve presente para os joaquinenses. A estação que apontou este valor negativo mencionado acima fica numa altitude de 1184m, no bairro Cetrejo. No entanto, outra estação localizada na localidade Colônia Cotia a 1375m, teve mínima positiva de 3,3ºC. Pelo restante do estado, as temperaturas mínimas mais próximas de zero foram de 2,4ºC no Morro da Igreja, além de 3,6ºC em Caçador e 3,8ºC em Urupema. Confira mais detalhes na tabela a seguir.
Cidade (ESTAÇÃO Temperatura Mínima (ºC) Região
São Joaquim (CIRAM)-0,5Planalto Sul
Urubici (PARTICULAR)2,1Planalto Sul
Morro da Igreja - Urubici (INMET)2,4Planalto Sul
Caçador (CIRAM)3,6Meio-oeste
Urupema (CIRAM)3,8Planalto Sul
Lages (INMET)4,9Planalto Sul
Campo Alegre (CIRAM)5,1Planalto Norte
Campos Novos (INMET)5,8Meio-oeste

No entanto, a presença de um anticiclone na média troposfera (6km de altitude) sobre o Centro-Oeste do Brasil (letra A na figura acima), que inclusive vem provocando tempo muito seco por lá, acabou retardando o avanço do sistema de alta pressão polar pelo continente e fazendo-o ir para o oceano. Pela figura de análise abaixo, vemos que o sistema de alta pressão polar encontra-se com valor de 1030 hPa (valor alto) a leste da costa gaúcha e que seus ventos de sudeste a leste chegam até o leste catarinense. 
Encontrando nosso relevo acidentado, esse vento úmido gera nuvens orográfias. Essas nuvens hoje estavam tão baixas em algumas áreas, que só o canal visível do satélite GOES conseguiu detectá-las. A nebulosidade conseguiu se formar no Planalto Norte, Vale e Litoral. Veja a seguir.
Entre chuviscos, garoas, chuvas fracas e raras aberturas de sol, boa parte da costa catarinense teve um dia instável. Como a precipitação é muito mal distribuída e pouco acumulativa, não tivemos mais que 1 milímetro registrados nas estações meteorológicas, sendo que choveu principalmente na Grande Florianópolis e Norte do estado.

Em virtude da cobertura de nuvens e raras aberturas de sol, boa parte do leste catarinense teve máximas abaixo dos 20ºC. Em São Francisco do Sul, por exemplo, não fez mais que 17,5ºC hoje a tarde. Já no planalto, apesar das poucas nuvens, o ar frio não deixou as temperaturas máximas se elevarem tanto, ficando com máxima de 19,5ºC em Dionísio Cerqueira.

DADOS: INMET, CPTEC/INPE, EPAGRI-CIRAM, MARINHA DO BRASIL
FOTO: TERRA WAVES
Mapas de criação própria

Nenhum comentário: