Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 8 de julho de 2011

SEXTO DIA CONSECUTIVO COM TEMPERATURAS NEGATIVAS EM SC

A semana continuou gelada em Santa Catarina, com temperaturas bastante baixas, em todos os períodos dos dias. No Planalto serrano e Meio-oeste, esta sexta-feira marca seis dias consecutivos com temperaturas negativas, sendo que ao todo, vinte e quatro municípios amanheceram com valores abaixo de zero durante esse período. De acordo com o CIRAM (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia), essa é a massa de ar frio mais intensa desde o inverno de 2000 nas áreas mais altas do estado. Na capital, a estação meteorológica localizada no bairro Itacorubi não tinha tanto frio desde 1995.

Em Urupema, que vem liderando no quesito frio, o dia amanheceu com -7ºC ontem. Ainda na quinta-feira, São Joaquim teve mínima de -5,7ºC. Já nesta sexta-feira, boa parte do estado teve as temperaturas mais baixas da semana no período matutino. Um exemplo é Urupema, que registrou -7,5ºC nesta manhã, segundo medições da estação meteorológica monitorada pelo CIRAM. Outro exemplo é Papanduva no planalto norte, onde fez -4ºC, contra -1,2ºC acusados na última terça-feira. No litoral, algumas cidades seguiram também quase a mesma situação. Na própria capital, esta sexta-feira amanheceu com 3,2ºC, sendo mais frio que a última terça-feira quando houve o estabelecimento do ar polar.

Já alguns municípios pelo estado, tiveram mais frio nos dias anteriores. Em Xanxerê, por exemplo, fez 1,6ºC na terça-feira e ontem, enquanto hoje o termômetro registrou 3ºC. Em Itajaí no litoral norte, ontem foi o dia mais frio da semana, com valor de 3,5ºC.

Na tabela abaixo, você confere as temperaturas mínimas de ontem no lado esquerdo, e de hoje no lado direito. Os dados são das estações do CIRAM  e INMET (Instituto Nacional de Meteorologia).

Cidade (ESTAÇÃO Temperatura mínima (ºC) ontem Cidade (ESTAÇÃOTemperatura mínima (ºC) hoje
Urupema  (CIRAM)-7,0Urupema (CIRAM-7,5
São Joaquim - Cetrejo (CIRAM)-5,7São Joaquim - Cetrejo (CIRAM)-5,6
Caçador (INMET)-3,3Papanduva (CIRAM)-4,0
Major Vieira (INMET)-3,0Caçador (CIRAM)-3,8
Papanduva (CIRAM)-2,9Monte Castelo (CIRAM)-3,8
Monte Castelo (CIRAM)-2,6Rio Negrinho (INMET)-2,8
Itaiópolis (CIRAM)-2,3Canoinhas (CIRAM)-2,7
Campo Belo do Sul (CIRAM)-1,9Joaçaba (INMET)-2,5
Joaçaba (CIRAM)-1,9Celso Ramos (CIRAM)-2,5
Canoinhas (CIRAM)-1,7Porto União (CIRAM)-2,3
Rio das Antas (CIRAM)-1,7Abdon Batista (CIRAM)-2,0
Rio do Campo (CIRAM)-1,6Rio do Campo (INMET)-2,0
Abdon Batista (INMET)-1,4Irineópolis (CIRAM)-2,0
Curitibanos (INMET)-1,4Rio das Antas (CIRAM)-1,9
Celso Ramos  (CIRAM)-1,2Campo Belo do Sul (CIRAM)-1,6
Três Barras (INMET)-1,0Curitibanos (CIRAM)-1,2
Porto União (CIRAM)-0,8São Bento do Sul (CIRAM)-1,0
Irineópolis (CIRAM)-0,8Morro da Igreja - Urubici (INMET)-0,2
Rio Negrinho (CIRAM)-0,6Campos Novos (INMET)0,1
Lebon Régis (CIRAM)-0,5Água Doce (CIRAM)0,4
Campo Alegre (CIRAM)-0,1Jacinto Machado (CIRAM)0,8
Água Doce (CIRAM)0,0Criciúma (CIRAM)1,1
Concórdia (INMET)0,4Araranguá (INMET)1,3
São Bento do Sul (CIRAM)0,5Ituporanga (INMET)1,3
Jacinto Machado (CIRAM)0,9Turvo (CIRAM)1,5
Urussanga (INMET)1,3Urussanga (INMET)2,2
Criciúma (CIRAM)1,3Meleiro (CIRAM)2,3
Turvo (INMET)1,5Lontras (CIRAM)2,8
Xanxerê (CIRAM)1,6Xanxerê (INMET)3,0
Araranguá  (INMET)1,8Florianópolis (CIRAM)3,2
Lontras (CIRAM)2,3Timbé do Sul (CIRAM)3,4
Novo Horizonte (CIRAM)2,9Novo Horizonte (CIRAM)4,6
Dionísio Cerqueira (INMET)3,3São José (INMET)5,0
Itajaí (INMET)3,5Itajaí (INMET)5,3
Florianópolis (CIRAM)4,0Dionísio Cerqueira (INMET)5,4
Massaranduba (INMET)4,9Massaranduba (INMET)5,8
São Francisco do Sul (INMET)5,4São Francisco do Sul (INMET)5,9

O efeito baixada, sempre comentado aqui neste blog, mas raramente mencionado pela mídia convencional, se fez presente também durante toda essa semana. O ar frio ao se estabelecer, por ser mais denso acaba se depositando em baixadas e vales durante a noite e início da manhã. Ontem, por exemplo, em Jacinto Machado, enquanto uma estação meteorológica registrou mínima 0,9ºC no bairro Picadão a 32m de altitude, outra localizada na Serra da Pedra a 135m acusou 6,1ºC. O próprio Morro da Igreja que fica a 1820m, teve mínima positiva ontem, enquanto cidades bem mais baixas tiveram valores negativos. Em São Joaquim, a estação que registrou os -5,6ºC hoje foi a do Cetrejo localizada numa parte baixa. No entanto, a estação do INMET num pico de montanha acusou -2,1ºC. Se não houvesse uma estação na baixada, talvez nunca se saberia o verdadeiro frio que faz por lá.

A geada, como em toda essa semana, vem ocorrendo em alguns pontos do estado, inclusive no litoral, mas principalmente no planalto serrano e meio-oeste. Nas fotos abaixo abaixo, você confere as imagens desse fenômeno em Urupema e Joaçaba na manhã de hoje.
Urupema-SC
Urupema-SC
Joaçaba-SC
Apesar de todo o frio e as imagens lindas do inverno, há o lado ruim. O frio muito intenso e persistente vem causando sérios problemas nas áreas serranas. Em Urupema, a pecuária está prejudicada, pois segundo a veterinária da CIDASC Beatriz Vieira, a geada acaba com o pasto, tornado o alimento do gado escasso e culminando em pouca produção de leite. Na sociedade, o frio intenso causa transtornos, como congelamentos de encanamentos, aulas canceladas ou atrasadas, muitas pessoas doentes, moradores de ruas mortos por hipotermia, entre outros. Três cidades catarinenses chegaram a decretar situação de emergência por causa disso, sendo elas Urubici, Bom Jardim da Serra e José Boiteux.

O motivo pelo qual as temperaturas terem sido mais baixas no dia de hoje em muitas cidades catarinenses, foi a passagem de uma frente fria pelo oceano ao largo do litoral da Argentina. A medida que esse sistema era desviado para alto mar sem passar pelo Uruguai, o ciclone extratropical associado estimulava o ingresso de um novo pulso de ar frio pelo continente,  o qual acabou se acoplando com o sistema de alta pressão polar sobrejacente. Na figura de análise de temperatura e pressão atmosférica, podemos notar essa situação.O ciclone é representado pela letra B, ao passo que o sistema de alta pressão é a letra A.
Outro fator que contribui bastante para uma noite fria, além da massa de ar polar, é o céu limpo e ar seco. Assim, a radiação infravermelha é liberada para o espaço e a temperatura decai bastante. Como o ar junto ao solo perde a radiação primeiro, as temperaturas baixas estão nessas alturas, o que denomina-se temperatura de relva, cuja qual é muito importante na formação da geada. Na figura abaixo, vemos que numa altitude de 1500 metros, o ar estava bastante seco (cor vermelha) e com ventos predominantes de sul a sudoeste, o que não é muito diferente na superfície. Em São Joaquim, por exemplo, a umidade relativa hoje chegou a marcar 25% por volta das duas horas da tarde. 
As correntes de jato (ventos fortes na alta troposfera) enfraqueceram-se mais sobre Santa Catarina. Isso pode ser verificado na sondagem atmosférica realizada no aeroporto Hercílio Luz em Florianópolis, que acusava vento com velocidade de 188km/h numa altitude de 13263m, o que mostra que o jato estava em altitudes mais altas e com menos intensidade. Assim, praticamente não houve formação de nuvens altas do tipo cirrus hoje, como mostra a imagem do satélite Aqua com sensor Modis em alta resolução.


O final de semana, o tempo bom deve predominar, bem como o frio e a geada. As mínimas previstas são de até -4ºC na serra. No domingo, deve haver aumento de nuvens ao longo do dia devido ao avanço de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (sistema de baixa pressão na alta troposfera).

DADOS: INMET, CPTEC/INPE, EPAGRI-CIRAM, MARINHA DO BRASIL,  UNIVERSITY WYOMING, NOAA
FOTOS: PREFEITURA DE URUPEMA, PORTAL EDER LUIZ
Mapas de criação própria

Nenhum comentário: