Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

FRENTE FRIA CHEGOU COM TEMPORAIS EM SANTA CATARINA

Durante a quarta-feira e madrugada desta quinta-feira, ventos quase que constantes norte predominavam em Santa Catarina, favorecidos pela queda de pressão atmosférica sobre o estado. Na figura abaixo, vemos dois gráficos de dados meteorológicos de São José, um mostrando o vento e o outro os valores de pressão atmosférica.
A queda de pressão atmosférica era provocada pela aproximação de uma frente fria de forte intensidade pelo Sul do Brasil. Com isso, ventos quentes iam em direção ao sistema, fazendo concentrar o calor na região dianteira da frente fria, o que causou aquecimento pré frontal. As maiores temperaturas de hoje foram de 32ºC em Indaial, 30,8ºC em Rio Negrinho, 30,7ºC em Urussanga, 30,6ºC em Três Barras e 30,3ºC em Massaranduba. A umidade relativa alta, fazia a sensação de calor ser ainda maior, causando abafamento.

A frente fria, estava associada com forte difluência no escoamento de ventos na alta troposfera (figura abaixo), que proporcionava levantamento do ar dos baixos níveis e a formação intensa de nuvens com desenvolvimento vertical, sobretudo no Paraguai e nordeste da Argentina.
Na imagem do satélite GOES-12 no canal infravermelho com realce as 14h de hoje, vê-se a nebulosidade da banda frontal sobre parte de Santa Catarina. Note que já havia núcleos onde o topo das nuvens alcançavam temperaturas de até -70ºC (cor azul escuro). Note que na região do Paraguai, onde havia mais difluência de ventos em altitude, havia as nuvens mais carregadas, com topos frios de até -80ºC (cor rosa) 

Naquele horário, o radar meteorológico da aeronáutica localizado no Morro da Igreja em Urubici, já detectava refletividade alta sobre as áreas com nebulosidade significativa em Santa Catarina, ou seja, havia chuva. Confira mais detalhes na imagem do próprio radar as 14h.
Veja nessa figura do radar, que chovia entre moderado (amarelo) e forte (vermelho) no Planalto Sul, principalmente a região de Lages. Segundo a estação meteorológica do CIRAM (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina), Urupema teve 22,8mm de chuva em pouco tempo durante o temporal. Houve registro de granizo em Canoinhas, Cerro Negro, Capão Alto e Campo Belo do Sul, de acordo com o site De Olho No Tempo e Correio do Norte. Em Otacílio Costa, a foto abaixo retirada do twitter da Metsul Meteorologia, nos mostra as nuvens com desenvolvimento vertical geradas pela frente fria as 14h:08min.
Temporal em Otacílio Costa-SC
O granizo registrado no Planalto Sul, foi dado pela combinação de grande quantidade de umidade ao longo da camada troposférica, associado a uma camada de ar muito seco e frio em torno de 3 a 4km de altitude, bem como o alto levantamento do ar, que fazia as pedras subirem várias vezes e até crescerem e vencer as correntes ascendentes de ar. A figura abaixo mostra os valores de umidade sobre o Planalto Sul catarinense desde os baixos níveis até 16km de altitude. Para se orientar, coloquei um mapa indicando onde está a região de análise.
Por volta das 16h30min, nosso colaborador José Luiz Mattei, tirou foto do céu de Orleans, mostrando a aproximação da cortina de chuva. Segundo a estação do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia), choveu 2,2mm em Urussanga, estação mais próxima de Orleans. Como a chuva foi mal distribuída, o maior valor no Sul do estado acabou ficando com Nova Veneza e Criciúma, que tiveram 6,8mm e 6,2mm, respectivamente.
Temporal chegando em Orleans-SC
A imagem de radar naquele momento, nos mostrava realmente a chuva intensa na região, formando uma linha de instabilidade. José Luiz comentou que a chuva era mais observada a nordeste de Orleans. É justamente o que mostra o radar, ou seja, a chuva que ele via era na Serra.
Próximo das 18h, as nuvens verticais já ganhavam tamanho e intensidade no céu de Florianópolis, como mostra a foto tirada por mim no bairro Trindade.
Florianópolis-SC
A chuva chegou por volta das 18h:20min, com gotas grandes e intensidade moderada, sendo que por algum tempo chegou a ficar forte. A estação do INMET em São José acumulou 9,2mm. No bairro Capoeiras, a estação Paulo Tempo teve 8,5mm durante o temporal. Houve vento muito isolado, associado a nuvens chamadas de nuvem arco. Na Lagoa da Conceição, por exemplo, a rajada chegou a 54km/h. Na imagem do radar meteorológico, podemos observar essa chuva na Grande Florianópolis.
Durante a noite, além de ter voltado a chover na Grande Florianópolis, a precipitação mais intensa se concentrou no Vale do Itajaí, Planalto Norte e Litoral Norte do estado. Em Canoinhas, por exemplo, em menos de uma hora precipitou 24mm, sendo no total 35,4mm durante toda a chuva. Em São Bento do Sul, o acumulado foi de 26mm em pouco tempo.

Acompanhado da chuva, houve bastante descargas elétricas associadas. na animação de imagens com detecção dessas descargas, podemos perceber bem a distribuição delas ao longo do período de atuação da frente fria sobre o território catarinense nesta quinta-feira.

No oeste do estado, apesar do número alto de descargas elétricas, apenas Xanxerê teve chuva, com valor de 4,4mm. Pode ter acontecido de as estações meteorológica não terem conseguido captar a chuva, devido ao caráter isolado delas.
No final desta noite, o ramo frio (frente fria) do sistema frontal estava no mar próximo da costa, com ramo estacionário dentro do Sul do Brasil. O anticiclone pós frontal (massa de ar frio) estava com centro na Argentina (letra A). Veja mais detalhes na figura de análise acima.

DADOS: INMET, CPTEC/INPE, EPAGRI-CIRAM, MARINHA DO BRASIL, RINDAT, METSUL.
Mapas de criação própria

Nenhum comentário: