Seja bem-vindo. Hoje é

domingo, 7 de abril de 2013

MARÇO TEVE ANOMALIA POSITIVA DE TEMPERATURA GLOBAL


Desde 1979, a meteorologia passou a contar com dados de temperatura do ar global por satélites da NOAA, que conseguem abranger tanto continentes quanto oceanos. Os satélites conseguem medir a temperatura global de forma indireta, usando radiômetros para realizar na medição de microondas termais naturais de oxigênio, as quais são proporcionais a temperatura da superfície. Esses radiômetros já são calibrados em laboratório por meio de termômetros de precisão, antes do lançamento do satélite. Para saber as anomalias, esses dados são comparados com a série histórica de temperatura de estações meteorológicas entre 1981 e 2010.

Na imagem abaixo, temos o gráfico com esses dados de temperatura medidos pelo satélite. O mês de março deste ano de 2013 fechou com anomalia positiva de +0,18ºC em relação a média histórica. Segundo o gráfico, a última vez que o planeta Terra teve em março uma anomalia assim bem positiva foi no ano de 2010, quando chegou a +0,58ºC. Já em 2011, a anomalia de temperatura em março ficou negativa, com valor de -0,07ºC. De acordo ainda com o gráfico, não só março mas como a maioria dos meses do período entre 2001 e 2007 tiveram anomalias positivas, sendo que só voltou a variar significativamente de 2008 em diante.
Avaliando por regiões do planeta, percebe-se que quem mais contribuiu para essa anomalia positiva de março de 2013 foi o hemisfério norte, que sozinho teve anomalia de +0,34ºC. No hemisfério sul a anomalia ficou em +0,03ºC, mostrando que tivemos um março quase dentro do normal por aqui. Como os oceanos ocupam 71% do planeta e são grandes armazenadores de calor, eles interferem e muito na temperatura global. Olhando o gráfico abaixo, que mostra a anomalia de temperatura das águas superficiais dos oceanos, vemos que março de 2013 ficou com anomalia negativa. Isso pode explicar a anomalia de temperatura do ar mais próxima de zero no hemisfério sul, visto que aqui temos mais superfície líquida do que continentais.
Não podemos também ignorar os episódios pontuais de frio aqui na América do Sul em março. Na metade do mês, muitas cidades da Argentina, Uruguai, sul do Brasil e até áreas altas do sudeste brasileiro tiveram temperaturas baixas para o mês em questão. Bagé-RS teve sua menor temperatura do verão, com 4,2ºC. Em Santa Catarina, chegou a fazer 2ºC em Urupema. Mas o impressionante ficou para Mar del Plata na Argentina, que teve 0,2ºC. Olhando o mapa de anomalia de temperatura mínima média do ar por estações meteorológicas, feito pelo CPTEC (Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos) com base nas estações do INMET e de centros regionais de meteorologia, notamos que quase toda a região sul do Brasil fechou com anomalia negativa em março. Porém a maior parte do Brasil ficou entre normal e positiva.

FONTE DOS DADOS UTILIZADOS: CPTEC/INPE, EPAGRI-CIRAM, NOAA, UNIVERSIDADE DO ALABAMA, METSUL.