Seja bem-vindo. Hoje é

domingo, 4 de novembro de 2007

FRENTE FRIA SE DESLOCANDO POR SANTA CATARINA

ANÁLISE DO TEMPO HOJE EM SANTA CATARINA:

Na imagem de satélite não parece, mas há uma frente fria se deslocando por SC. Como previsto, este sistema está avançando muito rápido e por isso forma mais nuvens do que propriamente chuva. Neste momento não há registro de chuva no Estado. Tivemos e ainda temos a presença de nuvens altas do tipo cirrus, devido ao Jato Subtropical, o qual está com ventos de até 130 Km/h em altos níveis (em torno de 10 Km de altitude) sobre SC. O vento sul entrou hoje no território catarinense devido ao avanço da massa de ar polar na retaguarda da frente fria. As rajadas de vento em Florianópolis chegaram a marcar 48 Km/h por volta das 15hs no Aeroporto Hercílio Luz. Em Joaçaba na estação do INMET as rajadas chegaram a marcar 57 Km/h. No oceano vemos nuvens classificadas no tipo célula aberta, ou seja, o ar frio polar passa pelo oceano mais quente que ele e forma nuvens baixas. O dia de hoje foi de temperaturas amenas em SC. Em contrapartida o calor predominou no nordeste catarinense. Para se ter uma idéia em Joaçaba na estação do INMET, a máxima foi de 23.4ºC. Já em Indaial também na estação do INMET a máxima foi de 30.1ºC. A tendência é que a frente fria se desloque rapidamente provocando chuva isolada hoje no litoral sul e na próxima madrugada no nordeste catarinense, e chegue ao Sudeste do Brasil. Com isso o ar frio polar em sua retaguarda avança por SC provocando declínio nas temperaturas. Amanhã vamos amanhecer com mínimas baixas, principalmente na serra. Devido ao ar ser seco, vamos ter frio na madrugada e calor durante o dia. Vale ressaltar que no nordeste catarinense incluindo a capital, a umidade trazida do mar para o continente provocará chuva no início e final do dia desta segunda-feira.

ESTADO DO MAR HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

O mar hoje ficou com ondas fracas de de sudeste/sul com altura de 1.6m a 1.9m. Agora a noite passa a moderadas de sul com altura de 2.1m.

MÍNIMA E MÁXIMA REGISTRADA HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

-> AEROPORTO:

MÍN: 17ºC
MÁX: 25ºC

-> ESTAÇÃO DE CAPOEIRAS:

MÍN: 18.1ºC
MÁX: 27.5ºC

PREVISÃO DO TEMPO PARA SEGUNDA-FEIRA EM FLORIANÓPOLIS:

A segunda-feira será de sol com chuva no início e fim do dia. Temperatura baixa na madrugada e em elevação durante o dia.

MÍN: 15ºC
MÁX: 26ºC
VENTO: Oeste/sul

Previsão válida para o dia 05/11/2007.

FONTES DOS DADOS:

-> CPTEC/INPE
-> EPAGRI-CIRAM
-> REDEMET
-> CLIMATERRA
-> INMET

Nenhum comentário: