Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 15 de novembro de 2007

VENTANIA NO OESTE CATARINENSE FOI UM TORNADO.

O temporal que atingiu o Oeste e Meio-oeste de Santa Catarina, na madrugada de terça para quarta-feira, se caracterizou como vendaval em algumas regiões e, em outras, como tornado. A informação é do gerente de prevenção da Defesa Civil, capitão Edir de Souza.
A velocidade do vento, que passou de 100km/h, atingiu, em um determinado momento no Aeroporto de Chapecó, 180 km/h. As características da destruição, como árvores retorcidas e queda de paredes de casas classificam o temporal como tornado.
Souza explicou que o fenômeno é relativamente comum na região e que algumas condições climáticas favorecem sua formação. Influenciam na formação de tornados a pressão atmosférica e o encontro de massas de ar quente com as de ar frio, vindas do Rio Grande do Sul e da Argentina.
Passado o susto, a quinta-feira foi de reconstrução no Oeste. O sol contribuiu e a Defesa Civil de Santa Catarina, utilizando as prefeituras, começou a distribuição de telhas. Conforme Edir de Souza, em Campos Novos, cidade mais atingida pelo fenômeno, oito mil telhas estão sendo entregues a famílias carentes que recebem até dois salários mínimos. Em Chapecó, depois de vistorias e levantamentos, a Defesa Civil vai repassar quatro mil telhas de amianto e seis mil de barro.
O cadastramento, o transporte e a distribuição das telhas ficam por conta das secretarias de Assistência Social e de Obras das Prefeituras. A Defesa Civil fez vistorias em Águas de Chapecó, ontem, e deve visitar Guatambu e Caxambu do Sul na sexta-feira. Doze municípios do Oeste e Meio-Oeste catarinense foram atingidos pela chuva intensa e fortes ventos.
Para sexta-feira, a previsão do tempo é de predomínio de sol nas regiões, segundo o Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina.

FONTE: CLIC RBS

Nenhum comentário: