Seja bem-vindo. Hoje é

sábado, 16 de fevereiro de 2008

LAGES É ATINGIDA POR TEMPORAL

A cidade de Lages, na Serra Catarinense, foi atingida por um forte temporal na noite desta sexta-feira. Pelo menos 60 casas foram inundadas em aproximadamente 15 bairros. Até o início da madrugada, não havia registros de feridos ou solicitações de alojamento, mas a Defesa Civil, o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar recebiam pedidos de socorro a todo instante.

A chuva iniciou por volta das 19h30min e, até a meia-noite, não havia parado um minuto sequer. Várias ruas do Centro ficaram alagadas, o que tornou o trânsito caótico. O Rio Carahá, que corta a cidade, transbordou, e a Avenida Belizário Ramos, que o margeia, ficou coberta de água em praticamente toda a sua extensão, de pouco mais de cinco quilômetros.

Carros e até ônibus estragaram na tentativa de trafegar pela via. Os moradores atingidos não tinham coragem de deixar suas casas, e alguns se desesperavam ao ver o nível da água aumentando rapidamente. A situação mais grave foi verificada no Bairro Passo Fundo, onde muitos tiveram que abandonar temporariamente as suas residências e, quando voltaram, foram surpreendidos pelo furto de móveis e eletrodomésticos.

Foram registrados alagamentos em ruas e casas também nos bairros Centenário, Copacabana, Coral, Habitação, Morro Grande, Sagrado Coração de Jesus, Santo Antônio, São Cristóvão, São Miguel, Várzea, Vila Nova e Universitário.

No Sagrado Coração de Jesus, a estudante Diomay Helen Furtado Claudino, 16 anos, fazia de tudo para levantar rapidamente os móveis da casa, invadida pela água em aproximadamente 1,5 metro de altura. O pai dela chegou a utilizar uma canoa para tentar salvar alguns bens e oferecer ajuda aos vizinhos.

— Mesmo com todo o esforço, certamente alguns móveis serão danificados, como balcão, guarda-roupas e armário, que não conseguimos levantar e foram atingidos pela água — dizia Diomay, lembrando que há mais de cinco anos não presenciava uma chuva tão forte em Lages.

A Defesa Civil ficará de prontidão durante a madrugada no batalhão do Corpo de Bombeiros, e disponibiliza o Centro de Atendimento Integral à Criança (Caic) do Bairro Guarujá para receber pessoas que eventualmente fiquem desabrigadas.

FONTE: DIÁRIO CATARINENSE.

Nenhum comentário: