Seja bem-vindo. Hoje é

sábado, 16 de fevereiro de 2008

LAGES DECRETA SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA

O prefeito de Lages Renato Nunes de Oliveira anunciou na manhã deste sábado que vai decretar situação de emergência nas próximas horas devido a forte chuva que atingiu o município na noite de sexta-feira. Houve alagamentos em diversos pontos do município.

Cerca de 300 servidores da prefeitura estão mobilizados no atendimento à população. Oliveira determinou a convocação emergencial dos aprovados no concurso realizado no fim de 2007 pela prefeitura. Uma força-tarefa foi montada para localizar os novos funcionários.

O temporal não resultou em mortes ou desabrigados, segundo informou a coordenadora da Defesa Civil do município, Marina Nassif, na manhã deste sábado. Ela disse que a cidade enfrenta problemas com entupimento de bocas de lobo, devido à falta conscientização da população com relação ao armazenamento correto do lixo.

Desde o início da manhã, quando a água baixou e parou de chover, moradores dos bairros mais atingidos, como Passo Fundo, voltam para casa para tirar a lama de dentro dos cômodos. Muitos passaram a noite na casa de parentes.

A chuva iniciou por volta das 19h30min e, até a meia-noite, não havia parado um minuto sequer. Várias ruas do Centro ficaram alagadas, o que tornou o trânsito caótico. O Rio Carahá, que corta a cidade, transbordou, e a Avenida Belizário Ramos, que o margeia, ficou coberta de água em praticamente toda a sua extensão, de pouco mais de cinco quilômetros. Carros e até ônibus estragaram na tentativa de trafegar pela via.

Os moradores atingidos não tinham coragem de deixar suas casas, e alguns se desesperavam ao ver o nível da água aumentando rapidamente.

No Bairro Passo Fundo, muitos tiveram que abandonar temporariamente as suas residências e, quando voltaram, foram surpreendidos pelo furto de móveis e eletrodomésticos.

Foram registrados alagamentos em ruas e casas também nos bairros Centenário, Copacabana, Coral, Habitação, Morro Grande, Sagrado Coração de Jesus, Santo Antônio, São Cristóvão, São Miguel, Várzea, Vila Nova e Universitário.

FONTE: DIÁRIO CATARINENSE

Nenhum comentário: