Seja bem-vindo. Hoje é

domingo, 2 de março de 2008

TROMBA D'ÁGUA É REGISTRADA EM SANTA CATARINA

Turistas e moradores da Grande Florianópolis foram surpreendidos por fenômeno

Moradores e turistas registraram a formação de uma tromba d'água em praias da Grande Florianópolis no final da tarde deste domingo. O fenômeno foi de Governador Celso Ramos até a Ilha do Francês, em frente à Praia de Canasvieiras, na parte norte da Ilha de Santa Catarina.


Segundo testemunhas que estavam em Palmas, em Governador Celso Ramos, o fenômeno ocorreu a cerca de 200 metros da areia.

O casal Dayane Cristina de Matos, 18 anos, e Evandro Silva da Rosa, 21 anos, estava em um mirante próximo a praia quando observaram a tromba d'água. Evandro chegou a ver uma lancha bem próxima do local.

Do mirante, localizado a quase um quilômetro de distância da praia, o casal conseguiu ver muitas pessoas surpresas com a formação, que se assemelhava a um tornado e podia ser visto de longe.

— Muitos pararam o carro para ver — contou.

Fenômeno imprevisível

De acordo com a meteorologista Francine Gomes, da Epagri-Ciram, o fenômeno ocorreu associado à forte chuva que caiu na região.

—A tempestade se formou por causa do forte calor e da elevada umidade do ar. Um núcleo de instabilidade originou a tromba d'água, que é um tornado sobre o ma— conta a meteorologista.

Ela explicou que esse tipo de fenômeno não é previsível.

— Eles se formam muito rapidamente, e dissipam muito rápido também. É muito comum de acontecer no verão. Agora, as pessoas têm mais acesso à tecnologia e conseguem registrar.

FONTE: DIÁRIO CATARINENSE

3 comentários:

Anônimo disse...

Sc Antonio Carlos, Oi queria saber se essa tromba d água é perigoso, que nem ciclone e tornados..
Beijo vlw

Paulo R. Hames (Paulo Tempo) disse...

Olá. A Tromba d'água é um tornado, só que se forma sobre o mar. Ela só oferece perigo pra embarcações que estiverem muito próximas a ela. Geralmente essas trombas só ficam no mar .

Anônimo disse...

Trombas d´água são tão perigosas quanto os tornados, na verdade são tornados sobre a água e elas podem se mover para a terra e causar estragos como tornados. Para ser uma tromba d´água o tornado pode se formar sobre rios, açudes, lagos ou qualquer lugar que tenha água ou então se mover da terra para estes locais.