Seja bem-vindo. Hoje é

segunda-feira, 28 de abril de 2008

INTENSOS TEMPORAIS EM SC

ANÁLISE DO TEMPO HOJE EM SANTA CATARINA:

Na imagem de satélite de agora (19h:30min) vemos nuvens carregadas cobrindo todo o Estado de SC. Na figura abaixo vemos a imagem realçada do satélite GOES, onde podemos notar que o topo das nuvens chegam a apresentar temperaturas de -60ºC (azul escuro).

Abaixo vemos a imagem do radar do Simepar, referente ao fim da tarde de hoje. Os pontos de verde claro e amarelo são onde chove moderado e os de cor vermelha são onde chove forte.

O dia de hoje foi instável com intensos temporais no Estado. A chuva já começou pela manhã. Segundo o INMET, o acumulado desde a meia noite de hoje já é de 80.4mm em Urubici, 37mm em São Joaquim, 35.8mm em Florianópolis, 32.6mm em Curitibanos, 17.4mm em Caçador e 15.6mm em Joaçaba. As rajadas de vento como previsto, ficaram intensas hoje. No INMET, foi registrado 104.4Km/h em Urubici e 66.9Km/h em Joaçaba. Segundo a EPAGRI-CIRAM, houve registro de granizo em Campos Novo, Celso Ramos e São Joaquim. Essa situação do tempo se dá devido ao Jato Subtropical (ventos fortes em altitude), forte divergência dos ventos em altos níveis, um cavado (baixa pressão alongada) em médios níveis da troposfera e a atuação do Jato de Baixos Níveis (ventos quentes e úmidos vindos da Amazônia). A tendência é que a intensa frente fria chegue na próxima madrugada, organizando a nebulosidade e mantendo a terça-feira chuvosa em SC. Em alguns lugares pode chover forte com acumulados significativos. Na quarta-feira uma massa de ar frio entra no Estado, estabilizando o tempo e trazendo bastante frio. Apenas no norte catarinense ainda chove fraco no início do dia. A partir de quinta-feira a chuva retorna a SC em função de um Vórtice Ciclônico.

MÍNIMA E MÁXIMA REGISTRADA HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

-> AEROPORTO:

MÍN: 20ºC
MÁX: 22ºC

-> ESTAÇÃO DE CAPOEIRAS:

MÍN: 19.5ºC
MÁX: 21.8ºC

PREVISÃO DO TEMPO PARA TERÇA-FEIRA EM FLORIANÓPOLIS:

Céu encoberto com chuva e descargas elétricas.

MÍN: 20ºC
MÁX: 22ºC
VENTO: Noroeste passando a sul no decorrer do dia. Rajadas de até 65Km/h.

Previsão válida para o dia 29/04/2008.

FONTES DOS DADOS:

-> CPTEC/INPE

-> EPAGRI-CIRAM
-> REDEMET
-> CLIMATERRA
-> INMET
-> SIMEPAR

Nenhum comentário: