Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 23 de maio de 2008

CONTINUA O PREDOMÍNIO DA MASSA DE AR SECO EM SC

ANÁLISE DO TEMPO HOJE EM SANTA CATARINA:

Na imagem de satélite de agora (18h:22min) vemos poucas nuvens em SC. No momento começam a se formar alguns nevoeiros, como pode ser observado na imagem abaixo (tons de vermelho e azul).


Esta sexta-feira foi novamente de tempo seco no Estado. Por causa dessa condição, durante a madrugada as temperaturas caem um pouco e voltam a se elevar rapidamente durante o dia, gerando uma grande amplitude térmica (diferença entre a temperatura mínima e a máxima). Segundo o INMET, em Indaial a mínima foi de 15.3ºC e a máxima foi de 29.3ºC. Em Itapoá a mínima foi de 12.4ºC e a máxima foi de 28.7ºC. A umidade relativa novamente ficou baixa durante a tarde, chegando a registrar 39% em Florianópolis, de acordo com o INMET.

Essa situação do tempo se dá devido a uma crista (alta pressão alongada) em médios e altos níveis da troposfera e um sistema de alta pressão em superfície. Essa condição favorece a manutenção do ar seco.

A tendência é que amanhã a noite uma frente fria chegue a SC trazendo condições de pancadas de chuva isolada com descargas elétricas no fim do dia. No domingo esse sistema se desloca para o litoral do PR e uma massa de ar seco e frio entra em SC. Com isso o tempo já começa a melhorar na manhã de domingo com declínio das temperaturas. Na madrugada de segunda-feira pode fazer até 2ºC na serra com geada. No entanto na terça-feira o calor retorna ao Estado catarinense.

MÍNIMA E MÁXIMA REGISTRADA HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

-> AEROPORTO:

MÍN: 18ºC
MAX: 32ºC

-> ESTAÇÃO DE CAPOEIRAS:

MÍN: 20.1ºC
MÁX: 31.4ºC

PREVISÃO DO TEMPO PARA O SÁBADO EM FLORIANÓPOLIS:

O sábado será de sol com algumas nuvens. No fim do dia há condições para chuva isolada com descargas elétricas.

MÍN: 19ºC
MÁX: 30ºC
VENTO: Noroeste/sul.

Previsão válida para o dia 24/05/2008.

FONTES DOS DADOS:

-> CPTEC/INPE
-> EPAGRI-CIRAM
-> REDEMET
-> CLIMATERRA
-> INMET

Nenhum comentário: