Seja bem-vindo. Hoje é

quarta-feira, 28 de maio de 2008

NEBULOSIDADE CARREGADA EM SC

Na imagem de satélite de agora (20h50min) vemos nebulosidade carregada no oeste, meio-oeste, planalto sul, sul e parte da grande Florianópolis. As nuvens estão com topos frios de -60ºC no oeste (azul escuro). Veja na imagem abaixo

Neste momento há registro de chuva no oeste (principalmente), meio-oeste, sul do planalto sul e sul da grande Florianópolis. No oeste e meio-oeste a chuva é acompanhada de descargas elétricas. O dia de hoje amanheceu com sol na maior parte do Estado. No entanto perto do meio dia a nebulosidade chegou ao oeste e foi avançando pelas cidades que fazem divisa com o RS. A chuva já se iniciou pela tarde nessas áreas. Quanto as temperaturas, elas permaneceram altas, chegando aos 27.3ºC em Indaial, de acordo com o INMET.

Essa situação do tempo se dá devido ao Jato de Baixos Níveis (ventos quentes e úmidos vindos da Amazônia), um cavado (baixa pressão alongada) em médios e altos níveis da troposfera e a aproximação de uma intensa frente fria, a qual neste momento encontra-se sobre o norte gaúcho.

A tendência é que amanhã a frente fria chegue a SC, organizando a nebulosidade e deixando o dia chuvoso. Porém no decorrer da noite o tempo melhora desde o oeste em virtude da chegada de uma intensa massa de ar polar. Por isso a madrugada de sexta-feira será gelada no território catarinense, com mínimas de -2ºC na região serrana. Durante dia de sexta-feira o sol aparece sem chuva no Estado. A madrugada de sábado será ainda mais fria, podendo registrar -3ºC na serra. No fim do sábado volta a chover no litoral em função da umidade marítima transportada pelos ventos da alta pós frontal.

MÍNIMA E MÁXIMA REGISTRADA HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

-> AEROPORTO:

MÍN: 20ºC
MÁX: 26ºC

-> ESTAÇÃO DE CAPOEIRAS:

MÍN: 19.3ºC
MÁX: 24.6ºC

PREVISÃO DO TEMPO PARA QUINTA-FEIRA EM FLORIANÓPOLIS:

Encoberto com chuva e descargas elétricas.

MÍN: 15ºC
MÁX: 20ºC
VENTO: Noroeste passando a sul. Rajadas de 60Km/h.

Previsão válida para o dia 29/05/2008.

FONTES DOS DADOS:

-> CPTEC/INPE
-> EPAGRI-CIRAM
-> REDEMET
-> CLIMATERRA
-> INMET

Nenhum comentário: