Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 30 de maio de 2008

SEXTA-FEIRA GELADA EM SANTA CATARINA

ANÁLISE DO TEMPO HOJE EM SANTA CATARINA:

Na imagem de satélite de agora (19h:10min) vemos poucas nuvens em SC. A madrugada foi gelada no Estado. Segundo o INMET, a mínima no período foi de -2.3ºC em Urubici, -0.7ºC em São Joaquim, 1.6ºC em São Miguel d'Oeste, 3.1ºC em Curitibanos, 4.0ºC em Joaçaba, 6.8ºC em Urussanga e 13.2ºC em Indaial. Segundo o engenheiro agrônomo Ronaldo Coutinho houve registro de garoa congelante em São Joaquim pela manhã. Durante a tarde as máximas ficaram abaixo dos 20ºC em todo o território catarinense. As mínimas de hoje vão se dar na verdade agora a noite.

Essa situação do tempo se dá devido a uma forte massa de ar polar. O motivo pelo qual as mínimas de hoje estão se dando agora a noite é o fortalecimento do ar polar sobre o Estado.

A tendência é que a próxima madrugada seja ainda mais fria em SC, com mínimas previstas de -6ºC no planalto sul, -5ºC no oeste e meio-oeste, -4ºC no planalto norte, -1ºC no litoral sul, 0ºC no Vale do Itajai e 5ºC no litoral norte e grande Florianópolis. Na região serrana da grande Florianópolis pode fazer 0ºC. Há condição de geada em todo o Estado, sendo mais forte no planalto e serra. Durante o dia de sábado o sol aparece entre poucas nuvens, mas as temperaturas não sobem muito, ficando abaixo dos 18ºC na maior parte do Estado. No domingo um cavado em médios níveis da troposfera mais a umidade marítima transportada pela alta pós frontal que estará com centro no mar, favorecerão a volta da chuva no litoral catarinense. Esse tempo instável se estenderá pela segunda e terça-feira.

MÍNIMA E MÁXIMA REGISTRADA HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

-> AEROPORTO:

MÍN: 13ºC (se dando agora a noite)
MÁX: 18ºC

-> ESTAÇÃO DE CAPOEIRAS:

MÍN: 12.7ºC (se dando agora a noite)
MÁX: 19.6ºC

PREVISÃO DO TEMPO PARA O SÁBADO EM FLORIANÓPOLIS:

Chance de geada isolada na madrugada e amanhecer. Durante o dia sol com algumas nuvens. A noite a nebulosidade aumenta.

MÍN: 5ºC
MÁX: 17ºC
VENTO: Sul/sudeste.

Previsão válida para o dia 31/05/2008.

FONTES DOS DADOS:

-> CPTEC/INPE
-> EPAGRI-CIRAM
-> INMET
-> CLIMATERRA
-> REDEMET

Nenhum comentário: