Seja bem-vindo. Hoje é

sábado, 31 de maio de 2008

POSTAGEM ESPECIAL: O CICLONE EXTRATROPICAL DO MÊS DE AGOSTO DE 2005



Na postagem especial de hoje, irei comentar sobre um ciclone extratropical formado próximo da costa catarinense em agosto de 2005. Você verá todos os fatos, a formação do sistema, a destruição, as imagens de satélite e fotos.

No dia 07 de agosto de 2005, um domingo, uma frente fria chegou em SC provocando chuva e temporais localizados. No dia 08 esse sistema junto com uma baixa pressão, manteve o tempo chuvoso no Estado. Inclusive com o avanço do ar polar e alta umidade, houve registro de neve por 15 minutos de duração no Morro da Igreja em Urubici. Na terça-feira, dia 09, o sistema frontal estava no sudeste do Brasil. A baixa pressão se encaminhou para o mar e formou um ciclone extratropical bem próximo a costa de Florianópolis. veja na sequência de imagens de satélite abaixo a formação do sistema nesse dia.




Com a formação do ciclone extratropical, a tarde e noite da terça-feira (09/08/2005) foi chuvosa e com ventos fortes. As rajadas de vento chegaram aos 138 km/h na Ilha do Arvoredo, 93,6 Km/h em Florianópolis e 70 Km/h em Navegantes. O aeroporto Hercílio Luz chegou a fechar. Outro fato ocorrido no aeroporto da capital foi uma aeronave que com a força do vento chegou a girar na pista. Felizmente não havia passageiros dentro. A população de Florianópolis ficou as escuras devido a um blecaute que deixou 30% da ilha sem energia elétrica. Os estragos não ficaram limitados a Florianópolis. Houve destelhamentos de casas, deslizamentos de terra, queda de árvores e falta de energia elétrica em 19 municípios do Estado.

Em virtude dos ventos fortes, o mar ficou muito agitado e as ondas chegaram a alcançar sete metros de altura a 35 km da costa catarinense e entre três e quatro metros no litoral, provocando a maior ressaca dos últimos quatro anos. Na praia da Armação em Florianópolis, houve destruição de embarcações. Um barco que saia de Imbituba acabou naufragando.

No dia seguinte, uma quarta-feira, ainda havia ventos de 50 Km/h nos aeroportos de Florianópolis e Navegantes e 100 km/h na Ilha do Arvoredo. Na madrugada o desabamento de um edifício de três andares no município de Içara causou a morte de três pessoas. Veja a sequencia de imagens de satélite abaixo mostrando a evolução do sistema.









Na madrugada de quinta-feira (11/08/2005) o ciclone extratropical estava a cerca de 500 km da costa catarinense. Porém mesmo assim ainda havia ventos e o mar estava agitado.



Bom, essa postagem teve como fim destacar esse evento pelo lugar de formação, ou seja, mais ao norte e bem perto da costa e também pelos estragos causados por esse ciclone. Vale lembrar que os ciclones extratropicais são comuns no outono e inverno e esse mereceu atenção apenas pelos motivos apresentados acima.


FONTES DOS DADOS:

-> EPAGRI-CIRAM
-> A NOTÍCIA
-> REVISTA NÁUTICA ONLINE
-> UOL
-> TERRA
-> FOLHA ONLINE
-> AGECOM/UFSC
-> O NORTE

IMAGENS DE SATÉLITE:

-> INMET
-> CPTEC/INPE

Nenhum comentário: