Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 24 de junho de 2008

ALTA PÓS FRONTAL SE INTENSIFICA E TRANSPORTA UMIDADE PARA SC

Na imagem de satélite de agora (17h:40min) vemos nebulosidade sobre SC, principalmente no leste. A madrugada de hoje não teve registro de temperaturas negativas em Santa Catarina, porém mesmo assim foi fria pelo Estado. Nas estações automáticas do INMET fez mínima de 2.0ºC em São Joaquim, 4.8ºC em Curitibanos, 6.9ºC em Joaçaba e 8.2ºC em São Miguel d'Oeste. Nas convencionais fez 1.4ºC em São Joaquim, 2.8ºC em Lages, 5.4ºC em Campos Novos, 7.2ºC em Chapecó e 8.7ºC em Indaial. Durante o dia de hoje tivemos muitas nuvens intercaladas com momentos de sol pelo centro-leste de SC. Chegou a chover fraco em algumas cidades. Abaixo vemos a foto do bairro Capoeiras em Florianópolis, com céu bem carregado.


De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, o acumulado de precipitação desde a 00h até as 17h é de 3.6mm em Santa Marta, 2.0mm em Urubici e 1.4mm em Urussanga. As temperaturas novamente não se elevaram muito, ficando com máxima de 19.4ºC em Itapoá.

Essa situação do tempo se dá devido a uma massa de ar polar, com centro de alta pressão (1034 hPa) no oceano Atlântico. É esse centro de alta pressão que através de seus ventos advecta umidade ao leste catarinense, provocando nuvens e chuviscos. Além disso temos a ajuda do Jato Polar Norte (ventos fortes em altitude).

A tendência é que a alta pós frontal no oceano ganhe ainda mais força e continue transportando umidade marítima ao leste do Estado. Com isso a quarta-feira deve ser de tempo instável e chuvoso no leste e de sol com nuvens nas outras regiões. Na quinta-feira o leste terá sol, muitas nuvens e chuva no início e fim do dia. Na sexta-feira um cavado (baixa pressão alongada) em altos níveis e um Vórtice Ciclônico (baixa pressão fechada) em médios níveis da troposfera formarão uma área de baixa pressão relativa em superfície sobre o sul do Brasil, a qual terá apoio do Jato de Baixos Níveis (ventos quentes e úmidos vindos da Amazônia a 2Km de altitude). Com isso esse dia deve ser de céu encoberto com chuva no decorrer do dia em todo território catarinense. Há risco de temporais com queda de granizo. No sábado o tempo também estará chuvoso no Estado. Veja no mapa abaixo o volume previsto de precipitação acumulada até 21h de sábado.


MÍNIMA E MÁXIMA REGISTRADA HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

-> AEROPORTO:

MÍN: S/D
MÁX: S/D

-> ESTAÇÃO DE CAPOEIRAS:

MÍN: 12.2ºC
MÁX: 19.7ºC

PREVISÃO DO TEMPO PARA QUARTA-FEIRA EM FLORIANÓPOLIS:

Nebulosidade variável com chuva isolada.

MÍN: 14ºC
MÁX: 18ºC
VENTO: Leste/sudeste.

Previsão válida para o dia 25/06/2008.


FONTES DOS DADOS:

-> CPTEC/INPE
-> EPAGRI-CIRAM
-> INMET
-> CLIMATERRA
-> REDEMET

Nenhum comentário: