Seja bem-vindo. Hoje é

quarta-feira, 18 de junho de 2008

AR POLAR AINDA DOMINA SANTA CATARINA

Na imagem de satélite de agora (18h00min) vemos nuvens altas em SC. Tivemos a terceira madrugada de frio intenso no território catarinense. O efeito baixada dominou o tempo hoje. Tanto é que no topo do Morro da Igreja em Urubici (1810 metros de altitude), o Instituto Nacional de Meteorologia registrou mínima de 8.2ºC, enquanto que em Urupema a estação que fica na cidade (baixada) registrou mínima de -2.7ºC. Isso acontece porque o ar frio (mais pesado) se deposita sobre os vales e baixadas, aumentando o frio sobre esses locais. Por isso algumas estações do INMET não relataram a realidade do frio nesta madrugada por se situarem em topos. Segundo o Instituto, a mínima chegou a -1.3ºC em Caçador, -1.2ºC em Lages, 0.7ºC em Joaçaba, 1.1ºC em Curitibanos, 1.4ºC em Urussanga, 5.3ºC em Indaial, 6.9ºC em Florianópolis e 8.8ºC em São Miguel d'Oeste. A mínima mais baixa registrada hoje em SC foi de -5ºC no interior de Fraiburgo, seguida de Bom Retiro com -3.2ºC. O dia de hoje foi de sol com nuvens altas pelo Estado. A umidade relativa do ar esteve novamente baixa, chegando a registrar apenas 13% em São Joaquim ao meio-dia. As temperaturas tiveram uma maior elevação com relação aos dias anteriores, porém ainda fez frio. A máxima em Florianópolis chegou aos 18.8ºC, de acordo com o INMET.

Essa situação do tempo se dá devido a uma massa de ar polar, com centro de alta pressão de 1023 hPa localizado no oceano na altura de SC. A nebulosidade alta é provoca pelo Jato Subtropical (ventos fortes em altos níveis).

A tendência é a próxima madrugada seja de frio, porém menos intenso. As geadas ocorrerão mais isoladamente e apenas nas áreas do planalto. Durante o dia o sol aparece. Do oeste até a serra a nebulosidade aumenta no decorrer da tarde. Nesse dia um Vórtice Ciclônico em médios e altos níveis da troposfera formará uma frente fria que terá um baixa pressão em superfície sobre a Argentina. Esse sistema deve trazer chuva para sexta-feira em SC, a partir do oeste e se estendendo para as demais regiões. Na última rodada do modelo de previsão Eta, a baixa pressão da frente fria deve se intensificar e formar um ciclone extratropical no mar na altura da costa gaúcha na sexta-feira. Por isso os ventos começam a ganhar intensidade a partir tarde desse dia, com rajadas de até 70Km/h. As previsões em relação ao ciclone podem se alterar durante os próximos dias. Por isso vale a pena acompanhar o blog.


MÍNIMA E MÁXIMA REGISTRADA HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

-> AEROPORTO:

MÍN: 8ºC
MÁX: 19ºC

-> ESTAÇÃO DE CAPOEIRAS:

MÍN: 8.4ºC
MÁX: 20.7ºC

PREVISÃO DO TEMPO PARA QUINTA-FEIRA EM FLORIANÓPOLIS:

Sol com algumas nuvens.

MÍN: 09ºC
MÁX: 20ºC
VENTO: Nordeste/Noroeste

Previsão válida para o dia 19/06/2008.


FONTES DOS DADOS:

-> CPTEC/INPE
-> EPAGRI-CIRAM
-> INMET
-> CLIMATERRA
-> REDEMET

Nenhum comentário: