Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 17 de junho de 2008

MAIS UMA MADRUGADA GELADA EM SANTA CATARINA

ANÁLISE DO TEMPO HOJE EM SANTA CATARINA:

Na imagem de satélite de agora (18h40min) vemos nebulosidade alta e média espalhada por algumas regiões do Estado. Tivemos mais uma madrugada fria em SC. Segundo o INMET, a mínima foi de -3.6ºC em Caçador, -2.8ºC em Curitibanos, -2.4ºC em Joaçaba, 0.0ºC em Itapoá, 0.5ºC em Urussanga, 2.9ºC em São Miguel d'Oeste, 3.3ºC em Indaial, 4.0ºC em Florianópolis e 5.2ºC em Santa Marta. Em Florianópolis a estação da EPAGRI-CIRAM localizada no bairro Itacorubi registrou 3.8ºC. Na estação da CLIMATERRA em São Joaquim fez -2.5ºC. A mínima mais baixa registrada hoje em SC se deu novamente em Fraiburgo com -9ºC, seguida de Urupema com -4.1ºC. Houve formação de geada em várias regiões do Estado, inclusive no litoral. Veja abaixo as fotos enviadas pelo colaborador do blog PAULO TEMPO, Matheus Boger. Observa-se nelas a geada ocorrida na madrugada no bairro Floresta em Joinville.







O dia de hoje foi ensolarado, porém as temperaturas novamente não se elevaram muito, ficando com máxima de 14.5ºC em Santa Marta. A umidade relativa do ar esteve e está muito baixa nesta terça-feira, chegando a registrar apenas 14% as 14h em Curitibanos.

Essa situação do tempo se dá devido a uma massa de ar polar e uma crista (alta pressão alongada) em médios e altos níveis da troposfera. Contornando essa crista temos o Jato Subtropical (ventos fortes em altitude), o qual mantêm uma certa nebulosidade alta e média sobre o Estado, como observa-se na imagem de satélite.

A tendência é que a próxima madrugada ainda seja fria em SC. A quarta-feira será de sol em todo o Estado. Na quinta-feira um cavado em médios níveis (em torno de 5Km de altitude) associado ao Jato de Baixos Níveis (ventos quentes e úmidos vindos da Amazônia) favorecerão um aumento de nebulosidade a partir do oeste catarinense. No fim desse dia uma um Vórtice Ciclônico (baixa pressão com circulação fechada de ventos) em médios e altos níveis formará uma baixa pressão em baixos níveis e em superfície, a qual dará origem a uma frente fria. Esse novo sistema frontal deve provocar chuvas e temporais isolados em SC na sexta-feira, primeiramente do oeste ao sul já na madrugada e nas demais regiões no decorrer do dia. Também na sexta-feira, a baixa pressão da frente fria formará um ciclone extratropical entre o litoral do RS e do Uruguai. Com isso entre esse dia e sábado espera-se ventos de 70Km/h no sul de SC. No decorrer da semana podem ocorrer alterações na previsão, por isso vale a pena acompanhar as próximas postagens aqui do blog.



MÍNIMA E MÁXIMA REGISTRADA HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

-> AEROPORTO:

MÍN: 4ºC
MÁX: 17ºC

-> ESTAÇÃO DE CAPOEIRAS:

MÍN: 7.0ºC
MÁX: 16.6ºC

PREVISÃO DO TEMPO PARA QUARTA-FEIRA EM FLORIANÓPOLIS:

Sol com algumas nuvens.

MÍN: 08ºC
MÁX: 19ºC
VENTO: Noroeste/sudoeste

Previsão válida para o dia 18/06/2008.


FONTES DOS DADOS:

-> CPTEC/INPE
-> EPAGRI-CIRAM
-> INMET
-> CLIMATERRA
-> REDEMET

Nenhum comentário: