Seja bem-vindo. Hoje é

domingo, 22 de junho de 2008

NEBULOSIDADE BAIXA IMPEDIU QUEDA MAIOR DE TEMPERATURA NO PLANALTO

ANÁLISE DO TEMPO HOJE EM SANTA CATARINA:

Na imagem de satélite de agora (16h:00min) vemos poucas nuvens em SC. A madrugada foi fria em SC. Porém a nebulosidade baixa no planalto impediu uma queda maior nas temperaturas. Nas estações automáticas do INMET, a mínima foi de -0.8ºC no Morro da Igreja em Urubici, 1.7ºC em São Joaquim, 3.3ºC em Urussanga, 4.1ºC em Curitibanos, 4.7ºC em São Miguel d'Oeste, 6.9ºC em Itapoá, 7.7ºC em Florianópolis e 8.2ºC em Indaial. Nas estações convencionais foi registrado 1.0ºC em São Joaquim, 4.2ºC em Chapecó, 4.3ºC em Lages, 4.6ºC em Campos Novos e 7.4ºC em Florianópolis. Durante esta tarde o sol apareceu e aparece em todo o território catarinense. As temperaturas apresentam pouca elevação, ficando com máximas abaixo dos 20ºC. Os ventos ainda continuam com rajadas mais intensas no sul do Estado. As rajadas hoje já chegaram aos 55Km/h em Laguna (EPAGRI-CIRAM) e 52.5Km/h em Santa Marta (INMET).

Essa situação do tempo se dá devido a uma massa de ar polar, a qual possui dois centros de alta pressão, um na Argentina com 1027 hPa e outro no oceano Atlântico com 1026 hPa. A nebulosidade baixa no planalto é provocada pela circulação dos ventos úmidos do ciclone extratropical, cujo sistema encontra-se com centro no oceano afastado da costa.

A tendência é que com o maior afastamento do ciclone extratropical para o alto mar, a nebulosidade baixa diminua no planalto. Por isso a próxima madrugada deve ser mais fria, com mínimas de -3ºC no planalto sul. A segunda-feira será de sol e poucas nuvens em todo o Estado. O centro de alta pressão da massa de ar polar que está no oceano deve se intensificar ao longo da semana, atingindo pressão central de 1042 hPa. Esse sistema deve transportar muita umidade marítima ao litoral catarinense. Com isso a partir de terça-feira a noite já há chance de chuva fraca no litoral norte. Na quarta e quinta-feira essa chuva se estende para o restante do litoral. Também na quinta-feira o Jato de Baixos Níveis (ventos quentes e úmidos vindos da Amazônia), um cavado (baixa pressão alongada) em médios níveis da troposfera e o Jato Subtropical (ventos fortes em altitude) instabilizarão o tempo e trarão chuva forte para SC a partir do oeste.


MÍNIMA E MÁXIMA REGISTRADA HOJE EM FLORIANÓPOLIS:


-> AEROPORTO:

MÍN: 8ºC
MÁX: 19ºC

-> ESTAÇÃO DE CAPOEIRAS:

MÍN: 9.4ºC
MÁX: 19.1ºC

PREVISÃO DO TEMPO PARA SEGUNDA-FEIRA EM FLORIANÓPOLIS:

Sol com algumas nuvens

MÍN: 10ºC
MÁX: 19ºC
VENTO: Sudoeste/sudeste.

Previsão válida para o dia 23/06/2008.


FONTES DOS DADOS:

-> CPTEC/INPE
-> EPAGRI-CIRAM
-> INMET
-> CLIMATERRA
-> REDEMET

Nenhum comentário: