Seja bem-vindo. Hoje é

sábado, 21 de junho de 2008

O FRIO AVANÇA PELO ESTADO CATARINENSE NESTE SÁBADO

Na imagem de satélite de agora (17h:20min) vemos mais nuvens baixas do oeste ao planalto. As cidades do oeste ao sul catarinense já sentiram e ainda sentem o frio da massa de ar polar. Segundo o INMET, a mínima nesta madrugada foi de -0.5ºC em São Joaquim, 2.4ºC em Urubici, 4.3ºC em Caçador, 5.1ºC em São Miguel d'Oeste e 5.3ºC em Urussanga. De Florianópolis ao norte o ar frio ainda está chegando e por isso as máximas no dia de hoje ficaram em torno dos 20ºC. Os ventos tiveram rajadas mais intensas no sul e planalto sul. De acordo com o INMET, as rajadas chegaram aos 100Km/h no Morro da Igreja em Urubici e 47.5Km/h em Santa Marta. Nas estações da EPAGRI-CIRAM, foram registradas rajadas em torno dos 65Km/h na Ilha do Arvoredo e 50Km/h em Laguna.

Essa situação do tempo se dá devido a entrada de uma massa de ar polar em SC. Como esse sistema ainda está se deslocando, o ar frio foi mais sentido do oeste ao sul, enquanto que as cidades do norte registraram suas temperaturas máximas por volta do meio-dia e vão registrar as mínimas reais somente no fim da noite de hoje. A diferença de pressão entre a massa de ar polar (alta pressão) e o ciclone extratropical (baixa pressão) foi a responsável pelos ventos mais intensos em SC. No mapa de previsão de ventos abaixo podemos ver o centro do ciclone no oceano na altura do Uruguai e sul gaúcho, com pressão central de 1002 hPa.

A tendência é que com o estabelecimento da massa de ar polar, as próximas duas madrugadas sejam geladas em SC, com mínimas de -2ºC no planalto e entre 2 e 8ºC no restante do território catarinense. Há chance de geada, principalmente no planalto. Os próximos dias serão de sol e não há previsão de chuva.


MÍNIMA E MÁXIMA REGISTRADA HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

-> AEROPORTO:

MÍN: 15ºC (se dará a noite)
MÁX: 19ºC

-> ESTAÇÃO DE CAPOEIRAS:

MÍN: 13.8ºC (se dará a noite)
MÁX: 20.8ºC

PREVISÃO DO TEMPO PARA O DOMINGO EM FLORIANÓPOLIS:

Sol com algumas nuvens

MÍN: 08ºC
MÁX: 17ºC
VENTO: Sudoeste/sudeste.

Previsão válida para o dia 22/06/2008.


FONTES DOS DADOS:

-> CPTEC/INPE
-> EPAGRI-CIRAM
-> INMET
-> CLIMATERRA
-> REDEMET

Nenhum comentário: