Seja bem-vindo. Hoje é

segunda-feira, 21 de julho de 2008

COMEÇA O PROCESSO DE CICLOGÊNESE NO NORDESTE DA ARGENTINA

O TEMPO NESTE MOMENTO:

Na imagem de satélite de agora (19h10min) vemos poucas nuvens em SC. No sul gaúcho e Uruguai há uma frente quente. No nordeste da Argentina está acontecendo um processo denominado ciclogênese, que é a formação de uma baixa pressão, a qual dará origem a um ciclone extratropical nas próximas horas.

ANÁLISE DE HOJE E PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS EM SANTA CATARINA:

A madrugada e manhã foi de mais nuvens próximo ao RS, mas que se dissiparam logo. O sol apareceu hoje em todo o Estado catarinense. Consequentemente as temperaturas se elevaram, chegando aos 28.1ºC em São Miguel d'Oeste, 25.8ºC em Xanxerê, 25.5ºC em Urussanga e 25ºC em Indaial. A umidade relativa do ar permanceceu bastante baixa no oeste e meio-oeste, chegando aos 33% em Xanxerê.

Essa situação do tempo se dá devido a uma massa de ar seco. A variação de nuvens altas observada hoje pelo Estado é provocada pelo Jato Subtropical (ventos fortes em altitude).

A tendência é que na próxima madrugada forme-se uma frente fria no RS, associada a um ciclone extratropical na costa do Uruguai. Esse sistema deve trazer chuva para SC no decorrer da terça-feira. Há previsão de temporais isolados. Na quarta-feira esse sistema vai para o alto mar e o tempo melhora. Porém no fim desse dia um cavado em médios e altos níveis da troposfera formará uma baixa pressão sobre o sul do Brasil, favorecendo a condição de chuva em SC. A quinta-feira começa chuvosa mas no decorrer do dia o tempo melhora de vez em virtude da chegada de uma massa de ar polar. O próximo fim de semana deve ser gelado em SC. Vale lembrar que a previsão do tempo a partir de quarta-feira apresenta divergências e por isso é bom acompanhar as próximas postagens do blog, pois pode haver alterações.


MÍNIMA E MÁXIMA REGISTRADA HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

-> AEROPORTO:

MÍN: 15ºC
MÁX: 24ºC

-> ESTAÇÃO DE CAPOEIRAS:

MÍN: 16.8ºC
MÁX: 21.7ºC

PREVISÃO DO TEMPO PARA TERÇA-FEIRA EM FLORIANÓPOLIS:

O dia será de sol com muitas nuvens. A partir da tarde há chance de pancadas de chuva com descargas elétricas.


MÍN: 17ºC
MÁX: 22ºC
VENTO: Norte/Noroeste

Previsão válida para o dia 22/07/2008.


FONTES DOS DADOS:

-> CPTEC/INPE
-> EPAGRI-CIRAM
-> INMET
-> CLIMATERRA
-> REDEMET

Nenhum comentário: