Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 31 de outubro de 2008

ALERTA PARA TEMPORAIS NO CENTRO-OESTE DE SANTA CATARINA NESSE SÁBADO

A sexta-feira foi de sol e calor (em torno de 28ºC) no oeste e meio-oeste em função de uma crista (alta pressão alongada) em altitude, a qual inibe a formação de nebulosidade. Já da serra ao litoral a circulação marítima (ventos úmidos de sudeste) provocou muitas nuvens, temperaturas agradáveis (em torno de 24ºC) e registro de chuviscos no litoral norte. Em São Joaquim o ar frio e úmido fez a temperatura chegar aos 3.4ºC por volta das 07h da manhã.

Já para esse sábado a situação muda. Um cavado (área de baixa pressão alongada) em altitude avança de oeste e junto com o aumento da divergência dos ventos em altos níveis forma uma baixa pressão nos níveis inferiores da troposfera no norte da Argentina, com isso atraindo o Jato de Baixos Níveis (ventos quentes e úmidos vindos da Amazônia) para o oeste do Sul do Brasil. Desta forma o sábado começa já com aumento de nuvens no centro-oeste de SC, com chance de chuva e temporais isolados associados a ventos fortes e possível queda de granizo ao longo do dia. No leste do Estado esse sistema só começará a atuar no fim da noite, porém durante o dia a circulação marítima continuará mantendo as nuvens baixas e chuviscos muito isolados nessa área.

Veja no mapa abaixo o volume de chuva previsto entre esse sábado e domingo em SC. Observe que a chuva será mais significativa no oeste.

Nenhum comentário: