Seja bem-vindo. Hoje é

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

SÃO MIGUEL DO OESTE REGISTRA 70% DA PRECIPITAÇÃO ESPERADA PARA OUTUBRO EM MENOS DE 24 HORAS

O TEMPO NESTE MOMENTO:

Na imagem de satélite de agora vemos ainda bastante nebulosidade sobre SC, mas sem regisro de chuva.

ANÁLISE DE HOJE E PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS EM SANTA CATARINA


Já um pouco depois do início da madrugada desta quarta-feira, tinhamos muita nebulosidade convectiva em SC, com chuva e trovoadas em Florianópolis e região. Um intenso sistema convectivo formado no noroeste gaúcho e países vizinhos se aproximou do oeste e meio-oeste de SC, provocando temporais com descargas elétricas. Veja a imagem de satélite abaixo mostrando o sistema.


Em São Miguel do Oeste, a primeira pancada de chuva se deu as 05h com volume de 14.2mm e rajadas fortes de vento de 68Km/h. A chuva após essa pancada continuou de forma fraca. Porém as 08h da manhã a chuva aumentou e uma forte pancada, mais forte que a anterior, atingiu a cidade. Para se ter um idéia, somente entre as 08 e 11h foi registrado acúmulo de 84.6mm, ou seja, durante três horas choveu o que chove geralmente um dia inteiro ou até mais de um dia. A chuva na cidade continuou até o fim da tarde.

Ao mesmo tempo em que a cidade do oeste passava por uma intensa tempestade, Joaçaba no meio-oeste também enfrentou um temporal com ventos de 37Km/h e precipitação de 12.8mm entre as 05 e 06h, sendo que após esse pico a chuva seguiu durante a maior parte do dia.

No final da manhã a chuva chegou a Dionísio Cerqueira, extremo oeste catarinense, provocando um temporal com ventos de 57.2 Km/h e precipitação de 23.4mm entre as 12 e 13h. Assim como as cidades citadas acima, continuou chovendo ao longo do dia em Dionísio Cerqueira. Veja na imagem de satélite abaixo, a qual mostra o sistema bem evoluído sobre o Estado.

A intensa precipitação no oeste e meio-oeste causou queda de barreiras na BR 282 entre os municípios de Saudades e Descanço pela manhã de hoje.

Nas outras regiões do Estado a chuva foi de fraca a moderada e de forma contínua durante todo este dia. Houve também registro de descargas elétricas, porém nada muito intenso. Exceto em Joinville onde a manhã de hoje virou noite (ver foto abaixo) em virtude da grande quantidade de nuvens, as quais entre o meio-dia e 14h provocaram precipitação de 19.6mm em Itapoá, cidade próxima.


De acordo com o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) os maiores acumulados diários de chuva de hoje entre as 00 e 20h (horário de verão) foram de 128.2mm em São Miguel do Oeste (cerca de 70% do esperado para este mês de Outubro inteiro), 62.8mm em Caçador e 40.0mm em Ituporanga.

Essa situação do tempo se dá devido a forte divergência dos ventos em altitude, aliada a um cavado em médios níveis (em torno de 5000 metros de altitude) e ao Jato de Baixos Níveis (ventos quentes e úmidos vindos da Amazônia a 2000 metros de altitude).

A tendência é que nas próximas horas uma massa de ar seco domine o tempo em grande parte de SC e deixando a quinta-feira com sol e calor. Na divisa com o PR pode ocorrer pancadas isoladas de chuva com trovoadas em função de um cavado (área de baixa pressão alongada) em baixos níveis da troposfera no Estado vizinho. Na sexta-feira a mesma situação, ou seja, sol com pancadas de chuva na divisa com o Paraná e tempo firme das demais áreas. O calor continua. Porém ao fim do dia de sábado o avanço de um cavado em altitude forma uma área de baixa pressão nos níveis inferiores da troposfera e com isso atraindo o Jato de Baixos Níveis (ventos quentes e úmidos vindos da Amazônia) para o sul do Brasil. Desta forma há chances de temporais em todo território catarinense na noite de sábado e madrugada de domingo. Durante o dia de domingo chove em todo o Estado, porém sem temporais.

MÍNIMA E MÁXIMA REGISTRADA HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

-> AEROPORTO:

MÍN: 18ºC
MÁX: 20ºC

-> ESTAÇÃO DE CAPOEIRAS:

MÍN: 18.2ºC
MÁX: 20.5ºC
PREC DIÁRIA: 22.1mm

PREVISÃO DO TEMPO PARA QUINTA-FEIRA EM FLORIANÓPOLIS:

Sol com algumas nuvens.


MÍN:
19ºC

MÁX: 26ºC
VENTO: Sul/sudeste.

Previsão válida para o dia 30/10/2008.

FONTES DOS DADOS:

-> CPTEC/INPE
-> EPAGRI-CIRAM
-> REDEMET
-> INMET
-> CLIMATERRA

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá Paulo, antes de mais nada, muito obrigado pelas palavras.

Gosto muito de meteorologia de também, muito legal este seu blog, vou adicionar nos meus favoritos também, pode deixar, no primeiro momento livre.

Abraço!

Sou de Três de Maio - RS.