
Na imagem de satélite de agora vemos ainda bastante nebulosidade sobre SC, mas sem regisro de chuva.
ANÁLISE DE HOJE E PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS EM SANTA CATARINA
Já um pouco depois do início da madrugada desta quarta-feira, tinhamos muita nebulosidade convectiva em SC, com chuva e trovoadas em Florianópolis e região. Um intenso sistema convectivo formado no noroeste gaúcho e países vizinhos se aproximou do oeste e meio-oeste de SC, provocando temporais com descargas elétricas. Veja a imagem de satélite abaixo mostrando o sistema.

Ao mesmo tempo em que a cidade do oeste passava por uma intensa tempestade, Joaçaba no meio-oeste também enfrentou um temporal com ventos de 37Km/h e precipitação de 12.8mm entre as 05 e 06h, sendo que após esse pico a chuva seguiu durante a maior parte do dia.
No final da manhã a chuva chegou a Dionísio Cerqueira, extremo oeste catarinense, provocando um temporal com ventos de 57.2 Km/h e precipitação de 23.4mm entre as 12 e 13h. Assim como as cidades citadas acima, continuou chovendo ao longo do dia em Dionísio Cerqueira. Veja na imagem de satélite abaixo, a qual mostra o sistema bem evoluído sobre o Estado.

Nas outras regiões do Estado a chuva foi de fraca a moderada e de forma contínua durante todo este dia. Houve também registro de descargas elétricas, porém nada muito intenso. Exceto em Joinville onde a manhã de hoje virou noite (ver foto abaixo) em virtude da grande quantidade de nuvens, as quais entre o meio-dia e 14h provocaram precipitação de 19.6mm em Itapoá, cidade próxima.

De acordo com o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) os maiores acumulados diários de chuva de hoje entre as 00 e 20h (horário de verão) foram de 128.2mm em São Miguel do Oeste (cerca de 70% do esperado para este mês de Outubro inteiro), 62.8mm em Caçador e 40.0mm em Ituporanga.
Essa situação do tempo se dá devido a forte divergência dos ventos em altitude, aliada a um cavado em médios níveis (em torno de 5000 metros de altitude) e ao Jato de Baixos Níveis (ventos quentes e úmidos vindos da Amazônia a 2000 metros de altitude).
A tendência é que nas próximas horas uma massa de ar seco domine o tempo em grande parte de SC e deixando a quinta-feira com sol e calor. Na divisa com o PR pode ocorrer pancadas isoladas de chuva com trovoadas em função de um cavado (área de baixa pressão alongada) em baixos níveis da troposfera no Estado vizinho. Na sexta-feira a mesma situação, ou seja, sol com pancadas de chuva na divisa com o Paraná e tempo firme das demais áreas. O calor continua. Porém ao fim do dia de sábado o avanço de um cavado em altitude forma uma área de baixa pressão nos níveis inferiores da troposfera e com isso atraindo o Jato de Baixos Níveis (ventos quentes e úmidos vindos da Amazônia) para o sul do Brasil. Desta forma há chances de temporais em todo território catarinense na noite de sábado e madrugada de domingo. Durante o dia de domingo chove em todo o Estado, porém sem temporais.
MÍNIMA E MÁXIMA REGISTRADA HOJE EM FLORIANÓPOLIS:
-> AEROPORTO:
MÍN: 18ºC
MÁX: 20ºC
-> ESTAÇÃO DE CAPOEIRAS:
MÍN: 18.2ºC
MÁX: 20.5ºC
PREC DIÁRIA: 22.1mm
PREVISÃO DO TEMPO PARA QUINTA-FEIRA EM FLORIANÓPOLIS:
Sol com algumas nuvens.
MÍN: 19ºC
MÁX: 26ºC
VENTO: Sul/sudeste.
Previsão válida para o dia 30/10/2008.
FONTES DOS DADOS:
-> CPTEC/INPE
-> EPAGRI-CIRAM
-> REDEMET
-> INMET
-> CLIMATERRA